Moradores de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, denunciam violência policial contra uma idosa e outros residentes do bairro Justinópolis.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram militares imobilizando uma senhora de 63 anos, puxando a mulher pelos cabelos. Ela também recebe choques com um bastão de impulso elétrico e cai desmaiada no chão.
No vídeo, alguns vizinhos e parentes da moradora suplicam aos agentes: "Por favor, não precisa fazer isso com ela, não". Outros populares se revoltam com a situação e gritam: "Olha a covardia aí!".
Também se ouve o barulho de tiros. Ao menos duas viaturas foram filmadas no local.
PM nega abuso
Procurada pelo Estado de Minas, a PM negou que tenha agido de forma abusiva. De acordo com a corporação, o episódio registrado nos vídeos ocorreu na noite nessa terça-feira (9/3).
Os militares contam que se deslocaram ao bairro Justinópolis para averiguar uma denúncia anônima de tráfico de drogas feita pelo canal 181.
Chegando ao local, a guarnição teria identificado dois suspeitos - um homem de 25 anos e uma adolescente de 16.
Os policiais afirmam que, ao serem abordados, ambos reagiram com hostilidade e tentaram escapar. Uma vez imobilizada, a dupla teria insuflado a vizinhança contra os policiais que, sob ataque e em menor número, usaram a força.
Conforme a PM, a idosa eletrocutada na gravação é mãe dos jovens presos e desferiu golpes de sombrinha contra os agentes, na tentativa de impedir que eles fossem levados.
Os disparos de arma de fogo teriam sido feitos para o alto, para dispersar a ataque à guarnição.
Com a chegada de reforços policiais, quatro pessoas foram presas e conduzidas à delegacia - os dois suspeitos, a mãe deles e um um outro rapaz.
"Gostaríamos de ressaltar que o tráfico naquela região é intenso e muito frequente. Os traficantes ali se tornaram populares, pois oferecem cestas básicas e remédios à população. Assim, durante as abordagens policiais de rotina, é comum que criminosos insuflem os moradores contra a polícia, gerando situações violentas", afirmou o Major Jarbas de Souza".
Confira a nota da PM na íntegra
"A PM, através do Major Jarbas, Comandante de Justinopolis, esclarece que desde a troca de tiros entre policiais e traficantes na região, no último final de semana, onde dois traficantes vieram a óbito, tem sido frequente a investida de pessoas contra os policiais por determinação do tráfico de drogas. Na noite anterior, os policiais checavam denuncia feita através do 181, disque denuncia do Estado, dando conta de um outro tráfico de drogas no local dos fatos. Quando da averiguação, dois dos denunciados, sendo um rapaz e um moça, irmãos, passaram a desacatar os policiais. Quando receberam voz de prisão reagiram e, no momento em que estavam sendo contidos, apareceram mais familiares que atacaram os PM e insuflaram a população. Na confusão, a mãe dos presos também atacou os policiais para impedir a prisão, sendo necessário o uso de força física para contenção de todos. Em primeiro momento foi usado uma arma de impulso elétrico e a mulher que está no solo caiu com a descarga elétrica. Ainda sem conseguir conter os ataques os militares se viram obrigados a efetuar disparos de arma de fogo para o alto, com a intenção de afastar as pessoas que investiam contra eles. Com a chegada de reforços policiais, quatro pessoas foram presas e conduzidas para delegacia."