Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Sabará adere à onda lilás para aliar forças às demais cidades da RMBH

A Santa Casa de Misericórdia de Sabará está com 45% de ocupação nos leitos destinados ao atendimento da COVID-19. A situação não é tão grave quanto comparado a outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mas o prefeito Wander Borges acatou as recomendações da onda lilás, proposta pela Granbel para a região conseguir frear o colapso do sistema de saúde que assola outros municípios, como é o caso da capital, que recebe sabarenses que necessitam de atendimento em unidades de terapia intensiva (UTI). 




 
Em 2021, Sabará foi a cidade que mais solicitou leitos de UTI à capital (17%), seguida de Santa Luzia (13%), Ribeirão das Neves (9%), Nova Lima (8%) e Pedro Leopoldo (7%), sendo que esse grupo responde por 54% das solicitações dos 49 municípios que pediram auxílio à Central de Leitos este ano. 
 
“Estamos diante de um quadro extremamente delicado e de um grande desafio em que a união do poder público e da sociedade se faz necessária no enfrentamento à pandemia. É preciso que ações conjuntas, com um nível absoluto de responsabilidade e consciência coletiva, sejam promovidas, pois só assim teremos a vitória na luta contra esse vírus. Enfim, a regra é se cuidar para cuidar do outro”, pontua Wander Borges. 
 
A partir de quinta-feira (11/3), fica estabelecido o toque de recolher entre 20h e 5h e a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscaras em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado. 




 
Fica proibido também, eventos públicos ou privados e a venda de bebida alcoólica para consumo no local, sendo que mercados, supermercados e similares não podem vender a bebida gelada. Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. 

A restrição de horário não se aplica a drogarias, farmácias e unidades de pronto-atendimento, serviços considerados essenciais, que poderão manter o horário normal de funcionamento.
 
Vale ressaltar que o município continua na onda vermelha do programa Minas Consciente, do governo do estado. Nesta fase, todos os estabelecimentos comerciais estão autorizados a funcionar dentro do horário citado, mas devem cumprir protocolos mais restritivos, como, por exemplo, controle de fluxo de pessoas na entrada, limite de 10 metros quadrados por pessoa dentro dos estabelecimentos, controle de filas internas e externas.



A onda vermelha não mais fecha o comércio não essencial, mas exige um distanciamento maior entre as pessoas. 


O que muda na onda lilás, em Sabará

  • Toque de recolher entre 20h e 5h; 
  • Proibido a circulação de pessoas sem o uso de máscaras em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; 
  • Proibido qualquer evento público ou privado;
  • Proibida a venda de bebida alcoólica para consumo no local, sendo que mercados, supermercados e similares não podem vender a bebida gelada; 
  • Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 










audima