Para pedir que os moradores evitem sair de suas casas, as prefeituras do Norte de Minas apelaram para os velhos carros de som nas ruas. Desde domingo (7/03) a região foi incluída na Onda Roxa, a fase mais restritiva do Plano Minas Consciente, do governo do estado.
Ao recorrem ao serviço de carro de som, as prefeituras da região retomam a mesma estratégia utilizada durante a chegada da pandemia ao Brasil, em março de 2020. Entre as restrições da Onda Roxa, que abrange os 86 municípios do Norte de Minas, está o toque de recolher entre 20h e 5h. Fora desse horário, as pessoas podem circular nas vias públicas, mas somente para atividades essenciais.
A “comunicação volante” é usada em Mirabela, de 13, 6 mil habitantes. Também é adotada em cidades menores como Glaucilândia, de 3,16 mil habitantes. Os dois municípios tem apenas unidades da atenção básica e encaminham pacientes para internação em Montes Claros, cidade-polo da região, distante 80 quilômetros de Mirabela e a 25 quilômetros de Glaucilândia.
“Atenção população de Mirabela: os hospitais de Montes Claros estão superlotados, com restrição de atendimento para a COVID-19. Precisamos fazer a nossa parte impedir que a doença avance. Sua conscientização é fundamental. Faça sua parte para não ter que fazer escolhas”, diz a voz do locutor.
Ainda pelo carro de som, é feito o pedido aos moradores para que “evitem sair de casa para atividades não essenciais” e que para adotar medidas preventivas contra a transmissão do vírus, como o "distanciamento, a higienização das mãos e o uso de máscaras”.
“Usamos o carro de som nas ruas para levar a informação onde não tem internet para que todos tenham acesso às diretrizes do que pode e não pode com a onda roxa. Queremos incentivar a conscientização da população sobre as medidas de combate e prevenção à COVID-19”, afirma o prefeito de Mirabela, Luciano Rabelo (Avante).
Ele informa que a prefeitura colocou dois carros de som, “percorrendo os quatro cantos do município, para orientarem os moradores a respeitarem as medidas de isolamento social". A divulgação também é feita em comunidades rurais de Mirabela. “A cada dia um veiculo vai a uma localidade, de manhã, de tarde e de noite. À noite, ainda temos a ronda com a parceria da Polícia Militar, informando sobre as medidas de restrição quanto à proibição de circulação de pessoas e veículos nas ruas”, destacas Rabelo.
De acordo com os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde de Mirabela, já foram registrados na cidade 245 casos da COVID-19 e quatro mortes provocadas pela doença.