A Polícia Civil realiza na manhã desta quinta-feira (11/3) uma operação de combate à lavagem de dinheiro do crime organizado. Na Operação Washing (lavando, em inglês), são cumpridos 51 mandados judiciais em seis municípios de Minas Gerais.
“Organização criminosa ocultava as movimentações de dinheiro ilícito em contas abertas de empresas fictícias cadastradas em nome de laranjas”, explica a instituição. A Polícia Civil calcula que essas empresas de fachada já movimentaram R$ 761 milhões.
“Empresas recebiam o dinheiro sujo e movimentavam em contas distintas, dando a aparência de dinheiro limpo, ocultando o seu real propósito: fomentar e financiar o tráfico de drogas”, destaca a polícia.
A investigação bloqueou R$ 393 milhões da organização. Ao todo, são cumpridos hoje 22 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão.
Os 100 policiais que participam da Operação Washing realizam as ações em Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem, Vespasiano, Sete Lagoas e Coronel Fabriciano, essas últimas na Região Central de Minas.