O secretário municipal de Saúde, de Ipatinga, Juliano Nogueira Morais, foi exonerado do cargo pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL). A exoneração foi publicada na edição de quarta-feira (10/3), do Diário Oficial do Município de Ipatinga e divulgada no início da noite.
Os motivos da exoneração não foram divulgados pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Ipatinga. A notícia surpreendeu o meio político do Vale do Aço, porque Juliano Nogueira era forte aliado político do prefeito Gustavo Nunes.
Leia Mais
Operação da Polícia Civil mira lavagem de dinheiro do tráfico em MinasPolícia Federal mira quadrilha que praticava furtos no aeroporto de ConfinsCOVID-19: prefeitura de Coronel Fabriciano diz não à onda roxaCOVID-19: taxa de ocupação de leitos UTI SUS chega a 88% em ValadaresCOVID-19: volta às aulas para crianças de 0 a 2 anos é suspensa em Ipatinga'Se tivessem agido, Vale do Aço não estaria à beira de colapso', diz médicaMinas tem novo recorde de mortes pela COVID-19COVID-19: Guarda Civil e UFMG realizam ação de monitoramento no metrô de BHMorador de Uberaba morre de COVID-19 durante visita à PassosPara não repetir aglomeração, Pedro Leopoldo abre novo ponto de vacinação
A exoneração acontece em um momento crítico na condução dos serviços de saúde em Ipatinga e no Vale do Aço. Ipatinga conta atualmente com 45 leitos de UTI COVID-19 SUS, todos ocupados.
Na quarta-feira (10/3) a Prefeitura anunciou que está pleiteando o credenciamento de mais leitos para a UTI. A negociação com o governo federal está em curso, mas sem definição até o momento.
Também na quarta-feira, Ipatinga recebeu 11 respiradores do governo federal. A Prefeitura informou que esses equipamentos, mesmo que não sejam de alta performance, foram adaptados e estão aptos a atender os pacientes que precisam de atendimento na UTI COVID-19.
Ipatinga registrou em seu boletim epidemiológico diário, de 10 de março, mais quatro mortes por COVID-19 e agora soma 437 mortes pela doença, desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Em busca de soluções
Na luta para conter o avanço da COVID-19 na cidade, a Prefeitura segue com as obras de reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, para implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19.
A expectativa é de que as obras sejam finalizadas até o fim deste mês. A edificação está sendo adaptada à nova finalidade na área de saúde e deverá cumprir esta função até que a vacina contra o Coronavírus esteja ao alcance de toda a população.
“Nossa proposta é que o Centro de Referência componha o fluxo de cuidados na Rede de Saúde, atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência. Com este serviço, vamos conseguir fazer a testagem, triagem e acompanhamento dos casos positivos, diminuindo o fluxo nos hospitais”, disse o prefeito Gustavo Nunes.