
O prefeito justificou que solicitou mudanças no projeto apenas para casos que necessitam de atenção.
“Se cada um quiser fazer uma consideração, esse Anel vai demorar 15 anos pra sair. A gente consegue fazer algo que vai agradar todo mundo. A gente está desagradando Brumadinho um pouquinho, tudo bem. Tem que passar batido. Vai desagradar outro ali, tem que passar batido. Criticar é a coisa mais fácil”, complementa o prefeito.
Na audiência, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, disse que o projeto do Rodoanel tem de ser encarado por todos.
“Gostem ou não, é o que eu falo por mim. Se vocês não se encantam por esse tema, porque ele é não importante, porque ele toca a ética e o coração de cada um de vocês, que todos se encantem pelo menos, porque senão o projeto não vai sair. Sonho que não se sonha junto não é realizado”, disse.
Entenda
O projeto tem como objetivo principal desafogar o trânsito de BH e da RMBH fazendo com o que o Rodoanel passe a receber, principalmente, os trajetos de longa distância. O fluxo será facilitado e, além disso, espera-se a circulação diária de 32 mil veículos. O custo total é de R$ 4,5 bilhões, sendo que R$ 3,5 bi serão pelo acordo com a Vale.
Dois túneis estão previstos na Alça Sul do Rodoanel, sendo que em cada sentido da via terá uma galeria.
O início das obras deve acontecer em 2023, sendo que as primeiras alças (Sudoeste, Oeste e Norte) do projeto serão entregues daqui a cinco anos.
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz