Motoristas que trafegam pela rodovia BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Sete Lagoas, devem redobrar a atenção a partir da próxima semana, devido a obras no local. Segundo a Via-040, administradora do trecho, serão construídas duas passarelas. A data exata do início da obra não foi divulgada.
Os dispositivos de travessia serão implantados no km 532, em Belo Horizonte, e no km 509, em Ribeirão das Neves. As estruturas beneficiarão moradores dos bairros e conjunto Califórnia, em Belo Horizonte e, Veneza, Florença e Condomínio Vale do Ouro, em Ribeirão das Neves.
Além das melhorias de segurança para travessia de pedestres, a obra contemplará, também, a adequação de pontos de ônibus, segundo a concessionária, "melhorando a segurança no embarque e desembarque de passageiros do transporte público".
A passarela contará com rampas de acesso com dispositivo "trava-motos", bloqueio de segurança capaz de inibir o uso da passarela por motociclistas sem impedir a acessibilidade de cadeirantes. Além disso, serão instalados telas antiofuscantes, recurso que minimiza o incômodo gerado pelo reflexo dos faróis de veículos em sentidos opostos e, ao mesmo tempo, impedem a travessia irregular de pedestres.
“Serão cerca de 50 empregos gerados e investimento de aproximadamente R$ 5,4 milhões nesses dois pontos, que possuem grande demanda por travessia segura. A nossa previsão é de que elas estejam liberadas para travessia da população até o final de agosto de 2021”, aponta Luciano Moreira, diretor-superintendente da Via 040.