A reportagem do Estado de Minas passou pelo local por volta das 10h desta sexta-feira (12/3) e registrou a movimentação de usuários. Um vídeo de quase dois minutos mostra o tamanho da fila, do último até a entrada da farmácia.
Além da ausência do distanciamento entre as pessoas, uma das medidas necessárias para evitar a transmissão do coronavírus, era possível ver que havia pessoas com a máscara no queixo ao invés de cobrindo o nariz e a boca. Sob o sol forte, algumas usavam sombrinhas para se proteger.
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa distribui medicamentos básicos (atenção primária à saúde), estratégicos (utilizados contra doenças que são problemas de saúde pública), e os do chamado Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que contempla medicamentos para doenças raras, de baixa prevalência ou uso crônico prolongado, que costumam ser de alto custo.
Resposta da SES-MG
"Desde sexta-feira, dia 26/02, a triagem para a entrega de medicamentos da Farmácia de Minas de Belo Horizonte é realizada somente no interior da farmácia sendo que os usuários que vierem de acordo com o dia e horário agendado serão atendidos com uma senha preferencial, após passarem pela fila da triagem. A medida foi adotada para garantir a segurança dos funcionários e usuários, manter a organização e o devido distanciamento social devido à pandemia e promover um atendimento mais organizado por meio de um atendimento agendado.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reforça que é importante que o usuário confira, respeite e compareça na data e horário que constam no recibo entregue no último atendimento."