Na manhã desta sexta-feira (12/3), muitas pessoas aguardavam na porta do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), na Avenida Santos Dumont, no Centro de Belo Horizonte. A aglomeração flagrada pela reportagem do Estado de Minas se trata da liberação de veículos removidos em pátios credenciados do órgão, que é feita presencialmente.
Segundo o Detran-MG, é inviável que esse serviço seja feito por meio de agendamentos, para não gerar mais despesas ao cidadão com o pagamento de diárias do veículo. Em nota, eles garantiram que protocolos sanitários foram estabelecidos, para evitar que as atividades sejam suspensas.
Na unidade da Avenida Santos Dumont, são feitos os alvarás de liberação de veículos removidos e “os servidores e usuários têm disponível álcool em gel para assepsia das mãos e o uso de máscara de proteção facial é obrigatório durante todo o período de permanência no local”, informou o Detran-MG.
Apesar disso, na manhã desta sexta (12/3), quem aguardava o atendimento não estava respeitando o distanciamento necessário. O Detran-MG esclarece que a necessidade de distanciamento foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e outras orientações, que constantemente são passadas a quem aguarda atendimento.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.