A volta às aulas na rede municipal de ensino de Governador Valadares, marcada para 22 de março, foi adiada para 26 de abril por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus na cidade e na Região Leste de Minas.
O comunicado da Prefeitura, foi compartilhado nas redes sociais pelos professores, pessoal da educação e familiares, com um certo alívio.
Leia Mais
Lei seca para conter COVID-19: Guanhães proíbe venda de bebidas alcoólicasSoma de mortos pela COVID-19 em Minas é maior que centenas de cidadesCOVID-19: taxa de ocupação de leitos UTI SUS chega a 88% em ValadaresVara de Execuções em Contagem doa 461 celulares a estudantes carentes de BHCOVID-19: Ipatinga anuncia 20 novos leitos UTI para o Hospital MunicipalCOVID-19: Centro de referência terá plantão neste fim de semana em TimóteoA TV Alterosa transmite o ensino remoto por meio da TV Educação, proporcionando a várias crianças que não têm computador em casa a oportunidade de assistir às aulas. Os pais devem sintonizar o canal 13.2 na TV digital.
O Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV) informou que o adiamento da reinício da aulas também tem a ver com os pedidos feitos pelo sindicato.
Sandra Perpétuo, presidente do Sinsem-GV, disse que a situação nas escolas é grave. "Faço parte da comissão que avalia as escolas, de acordo com os protocolos de segurança da Fiocruz. Embora os gestores tenham se esforçado, nenhuma das escolas conseguiram cumprir os protocolos para um retorno seguro", disse.
Ela disse que têm ocorrido muitos casos de contaminação de professores, que são obrigados pelos diretores a irem às escolas.
"As denúncias já chegaram ao sindicato com indicação de contágio. Estamos tomando providências. Inicialmente, optamos pelo diálogo para impedir essa ação. Se não bastar, tomaremos medidas judiciais", disse.