O Centro de Referência COVID-19, de Timóteo, no Vale do Aço, ficará aberto neste sábado (13/3) e domingo (14/3), entre as 7h e as 17h. O funcionamento no fim de semana, segundo a prefeitura, tem a finalidade de garantir maior assistência aos usuários do sistema de saúde em virtude do agravamento da pandemia do novo coronavírus.
Leia Mais
COVID-19: Governador Valadares adia volta às aulas para 26 de abril COLAPSO: Não há mais leitos UTI COVID-19 em Governador ValadaresLei seca para conter COVID-19: Guanhães proíbe venda de bebidas alcoólicasCOVID: comerciantes ignoram decreto, encaram PM e fiscais e abrem as portas'Nossa Santa Casa está sangrando', alerta carro de som em Campo BeloMinas registra 206 mortes por COVID-19 em 24h e chega a 20,5 milCOVID-19: serviço de emissão de carteira de identidade em MG será reduzido"Decidimos abrir mais essa frente de atendimento nos fins de semana, mesmo com as dificuldades de material humano. O município tem se esforçado no sentido de contratar mais profissionais da Saúde, porém a mão de obra dos profissionais de saúde encontra-se extremamente escassa”, disse.
Vacinação
Timóteo já aplicou 4.310 doses de vacina contra a COVID-19 de acordo com o cronograma definido no Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo a SMS, a distribuição das doses pelo estado obedece aos números de habitantes apontados pelo censo do IBGE e de acordo com as remessas enviadas pelo governo federal.
As duas últimas remessas recebidas pelo município ocorreram no dia 2 de março, quando chegaram 1.100 doses, e, em 8 de março, com 540 doses. A partir da próxima quinta-feira (18/3) a SMS vai iniciar a vacinação de idosos com idade entre 70 e 79 anos.
Para o atendimento dos pacientes com sintomas da COVID-19 neste fim de semana, o Centro de Referência à COVID-19, vai oferecer serviços de testagens rápidas, avaliação clínica, orientação aos pacientes e se for necessário encaminhamento para a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro e para o Hospital e Maternidade Vital Brazil.