Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

COVID-19: igrejas descumprem decreto e são notificadas em Timóteo

A Prefeitura de Timóteo notificou cinco igrejas no fim de semana por causa do descumprimento das normas do Decreto Municipal 5.412/2021, para conter o avanço da COVID-19 na cidade.


Nos templos notificados, os fiscais encontraram pessoas sem máscaras. Ninguém respeitava o distanciamento entre as pessoas e a ocupação dos bancos era muito superior ao máximo de 30% do espaço físico, exigido por lei.





Também não havia álcool em gel para uso dos fiéis e aparelho para aferição da temperatura do público presente. Os responsáveis pelas igrejas terão cinco dias úteis para apresentar a defesa. 

Pelo Decreto 5.412/2021, as atividades e cultos religiosos poderão ser realizados com no máximo 30% da capacidade normal de pessoas sentadas no ambiente. Já o funcionamento de bares, botecos, restaurantes, lanchonetes e similares, deve ser até as 21h, podendo funcionar livremente com entregas em domicílio após esse horário. 

O coordenador de fiscalização da COVID-19, Sílvio dos Santos, disse que, além das igrejas, foram feitas abordagens em bares e restaurantes, sempre com o apoio da Polícia Militar. 





“Alguns estabelecimentos estão acostumados a funcionar durante a madrugada e têm mais dificuldades em se adaptar às restrições por causa da pandemia. Reforçamos que todas as ações visam o bem-estar da população”, disse.

Ele antecipou que as quadras esportivas públicas também serão fechadas e isoladas para evitar aglomeração. Da mesma forma, a fiscalização vem atuando para coibir a realização de festas clandestinas. Responsáveis por cerimônias de casamentos e aniversários, dentre outras atividades festivas terão que solicitar a liberação antecipada junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

O telefone para denúncias sobre descumprimento das medidas sanitárias é o 99499-3236 ou o 190. Todas as notificações são remetidas ao Ministério Público, mesmo aquelas na qual o infrator se recusa a assinar o auto de infração.




 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 




audima