Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), acatou a onda roxa, proposta para toda Minas Gerais pelo governador Romeu Zema. A prefeitura de Contagem deve publicar nas próximas horas um novo decreto com as medidas da onda roxa. A novidade será o toque de recolher , das 20h às 5h.
Leia Mais
Prefeitura de Contagem vai comprar 1,3 milhão de doses da vacina Sputnik VCOVID-19: Contagem restringe comércio, mas não declara toque de recolherZema tacha de assassino quem sai às ruas na pandemia sem necessidadecoronavirusmgCemitérios colapsam, e antiga UPA vira depósito de corpos em Contagem (MG)Secretário de Saúde de BH sobre onda roxa: 'Antes tarde do que nunca'Mesmo com aumento no número de leitos, ocupação de UTIs bate recorde em BHHospital Célio de Castro abre mais de 70 vagas para profissionais da saúdeDesde 10 de março, a Prefeitura de Contagem já havia proibido a abertura do comércio não essencial. O Decreto nº055/21 também proibiu eventos de qualquer natureza. Houve o fechamento de bares e restaurantes, com exceção daqueles que atuam com delivery, sendo totalmente vetado o consumo no local. Os cultos religiosos estão liberados, observados os protocolos específicos. Não havia, ainda, o toque de recolher das 20h às 5h, como em vigor em outras cidades da RMBH.
Agora, com a onda roxa, só poderão funcionar os serviços essenciais e há toque de recolher entre 20h às 5h, além da implantação de barreiras sanitárias. Quem circular pelas ruas está sujeito à fiscalização das forças de segurança e precisa justificar por que está fora de casa. Sequer encontros de pessoas da mesma família, mas que vivem em casas diferentes, são permitidos.
“O anúncio do governo Zema sobre a onda roxa em todo o estado de forma impositiva, a gente vê com muitos bons olhos e é um alívio, porque Contagem já tinha um decreto que proibiu o funcionamento das atividades comerciais não prioritárias. Isso fortalece as nossas ações. Quando ele for publicado iremos nos adaptar às inovações como, por exemplo, o toque de recolher, que restringe a circulação das 20h às 5h”, diz a prefeita de Contagem, Marília Campos.
A cidade está com o indicador vermelho para a taxa de ocupação dos leitos destinados à COVID-19. Dados da segunda-feira (15/3) apontam que 97% dos leitos de UTI estão ocupados e 88% da enfermaria segue com pessoas internadas.
Para impedir o total esgotamento do sistema de saúde, a prefeitura abriu nos últimos dias 36 novos leitos clínicos. A UPA Sede, no Centro da cidade, ganhou 21 novos leitos e o Hospital Municipal de Contagem, 15.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás