Na noite desta terça-feira (16/3), a Santa Casa BH fez uma homenagem emocionante para os profissionais de saúde, no dia em que o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em Belo Horizonte completa 1 ano.
Leia Mais
Secretário de Saúde de BH sobre onda roxa: 'Antes tarde do que nunca'Hospital Célio de Castro abre mais de 70 vagas para profissionais da saúdeSanta Casa fará homenagem aos profissionais de saúde; veja como participarMensageiros da fé, sinos de Minas dobram em respeito aos mortos pelo vírus Prefeitos do Norte de Minas temem falta de oxigênio e pedem socorro Luto na música: Toninho Trombone é mais uma vítima da COVID-19Oitavo lote com 509,8 mil vacinas contra COVID-19 desembarca em ConfinsO evento chamado Homenagem de Luz foi transmitido pelo canal do Youtube do Grupo Santa Casa BH. Às 19h30, o alto do prédio de 13 andares do hospital foi iluminado com 16 canhões de luz, em alusão a esta data.
Um telão foi montado em frente à portaria principal da Santa Casa, na Avenida Francisco Sales, 1.111, Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul da capital. Nele eram exibidas as mensagens de agradecimento das pessoas, enviadas pelas redes sociais com a hashtag #MensagemDeLuz.
Já na portaria de entrada dos funcionários, na Rua Ceará, em frente à Praça Hugo Werneck, foi montado um túnel de luzes, em que cada lâmpada representa um profissional de saúde. Os apresentadores abriram o evento, que contou a presença de alguns funcionários dando seus depoimentos sobre o trabalho durante este período de pandemia. Um vídeo de abertura dizia: “Chegou a hora de iluminar quem é luz na vida dos pacientes.”
As mensagens enviadas pelas redes sociais eram lidas pelos apresentadores e imagens de profissionais de diversos setores do hospital eram mostradas. Foram exibidos também depoimentos de familiares dos funcionários contando sobre como a pandemia mudou a rotina dessas famílias e do orgulho que sentem pelo trabalho desses profissionais, muitos deles que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
O ator Daniel de Oliveira, músicos do Skank, Jota Quest e do Patu Fu, radialistas, jornalistas, atletas do vôlei, jogadores de futebol também gravaram vídeos de agradecimento e apoio. O vocalista do Jota Quest cantou um trecho da música “Dias Melhores”.
Para encerrar o evento, um vídeo lembra que a pandemia ainda não acabou. E na mensagem final um incentivo para esses profissionais que lutam todos os dias para salvar vidas: “Sigam firmes. Vocês não estão sozinhos!”
O túnel de luzes vai ficar disponível até a próxima terça-feira (23/3) para que os funcionários do hospital possam tirar fotos no local.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira