Jornal Estado de Minas

IMUNIZAÇÃO

COVID-19: idosos de 77 e 78 anos serão vacinados até sexta, em BH

Termina nesta sexta-feira (19/3) em Belo Horizonte a vacinação de idosos de 77 e 78 anos. A vacinação está acontecendo em formato drive-thru.




 
De acordo com a PBH os horários de vacinação são:
  •  7h30 às 15h30 nos 152 centros de saúde e nos postos extras
  •  8h às 15h nos postos drive-thru.
Em um dos postos de drive-thru localizado no Boulevard Shopping, no Bairro Santa Efigênia, em BH, os idosos que foram receber a primeira dose da vacina estavam bastante emocionados e felizes.

O engenheiro Jader Pereira Matos, de 78 anos, ao chegar ao local disse que estava muito feliz. "Estou me sentindo privilegiado. Tenho três filhos, duas meninas e um menino e agora estou tranquilo, porém, não podemos relaxar com as medidas preventivas."

Diva Geralda de Oliveira Gomes, também de 78 anos, tem sete filhos e oito netos e estava acompanhada de dois filhos, Lidian Kelly e Eduardo. A filha filmou a mãe ser vacinada e também estava muito emocionada. "Graças a Deus, a família toda estava esperando por isso. A gente fica tão preocupada, porque somos de idade e não podemos nem andar mais, nem sair, só ficar presa. Só fico triste de saber que meus filhos ainda não podem se vacinar, mas vai chegar a hora deles, se Deus quiser."




 
Segundo a enfermeira Caroline Miranda, os idosos vacinados nesse posto estão recebendo a primeira dose da Coronavac, do Instituto Butantan. A segunda dose será aplicada no dia 7 de abril. "Mesmo tomando as duas doses, as pessoas têm que continuar com as medidas de proteção contra o vírus", explicou.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 
 
 
 

audima