Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

Colapso nos hospitais do Leste de Minas gera medo pela falta de oxigênio

O agravamento da situação relacionada à COVID-19 no leste de Minas fez as prefeituras e instituições privadas a adotar medidas drásticas para combater a doença. O temor pela falta de oxigênio é grande.





Em Governador Valadares, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que desde o início da pandemia do novo coronavírus está se empenhando ao máximo para que não falte atendimento ou insumos para as pessoas que precisam de tratamento contra a COVID-19. 

Mesmo com 100% de ocupação dos leitos públicos de UTI COVID-19 SUS, a SMS informou que não há falta de insumos ou oxigênio no Hospital Municipal (HM), pois a gestão trabalha com um plano de contingência emergencial e aumentou o pedido e a reserva de insumos e oxigênio. 

Mas alertou: “Se não houver a colaboração da população, tudo pode se agravar e infelizmente chegaremos nesta situação”, informou a SMS, referindo-se a possível falta de insumos básicos e ao principal elemento usado pelos médicos para salvar vidas, o oxigênio.





No Hospital Unimed Governador Valadares, a direção alertou que a região vive o pior momento da pandemia desde seu início. E anunciou medidas urgentes. 

“Os pacientes que não necessitem de atendimento de urgência ou emergência devem evitar ir à nossa unidade hospitalar, devendo nestes casos procurar atendimento no consultório do seu médico de confiança”, informou a Unimed-GV.

Em caráter emergencial, a direção transformou todos os apartamentos em enfermaria, para atender casos de pacientes suspeitos, ou, confirmados com COVID-19. As medidas valem por tempo indeterminado, até que a situação no Hospital Unimed se normalize.

Em Ipatinga, a Fundação São Francisco Xavier, que administra vários hospitais no Vale do Aço, sendo o Hospital Márcio Cunha o maior e mais importante, fez um alerta a toda a população. 





“Nós não temos mais espaço para colocar pacientes e, mesmo se houvesse algum espaço, a gente tem uma dificuldade enorme de recursos humanos, tanto de médico quanto de enfermeiros, além das demais equipes de profissionais para prestar assistência nesses leitos", informou. 

A instituição reforçou a importância de todos seguirem as recomendações do Ministério da Saúde quanto à utilização de máscara da forma correta, a higienização constante e adequada das mãos e manter distanciamento social para evitar a disseminação da COVID-19.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 

audima