Jornal Estado de Minas

COMÉRCIO NA PANDEMIA

Venda de bebidas alcoólicas está permitida em Minas, apesar da onda roxa

 

Minas Gerais iniciou a onda roxa na maior parte de suas cidades nesta quarta (17/3), mas a venda de bebidas alcoólicas continua permitida. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (SES).





 

De acordo com a SES, entre os serviços considerados essenciais está o setor de alimentos. Porém, os bares e restaurantes só podem trabalhar via delivery, o que impede o comércio de bebidas alcoólicas no balcão.

 

A fase roxa é a mais restrita do Minas Consciente, programa que regula o funcionamento das atividades durante a pandemia da COVID-19.

 

A medida impõe toque de recolher das 20h às 5h em todas as cidades do estado. Outras medidas são a proibição de eventos em espaços públicos ou privados, ainda que com distanciamento social, e as reuniões familiares com pessoas que não coabitam.

 

Essa etapa do governo do estado também proíbe a circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, seja em espaços públicos e privados, que sejam de uso coletivo.





 

Apesar de ser impositiva, algumas cidades, como Betim (Grande BH) e Varginha (Sul de Minas), não aderiram a todas as regras definidas pelo planejamento estadual.

 

Nesta quarta, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que pode ir à Justiça para garantir que todas as prefeituras respeitem a onda roxa.

 

No entanto, a promotoria esclareceu que haverá uma primeira tentativa, por meio da Advocacia-Geral do Estado, de convencer os prefeitos a partir do diálogo.

audima