Usuários do transporte metropolitano devem ficar atentos à nova escala de ônibus nos próximos dias. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), 43 linhas de coletivos para viagens intermunicipais da Grande BH já foram autorizadas a operarem com circulação reduzida.
A readequação dos quadros de horários à demanda real de passageiros foi anunciada pela a Seinfra, na última terça-feira (16/3). O protocolo emergencial foi decretado em acordo com as empresas concessionárias do transporte coletivo metropolitano após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, determinar, por 15 dias, onda roxa para todos os 853 municípios do estado.
Com as medidas de restrição, o mês de março já concentra a maior média de passageiros de ônibus desde o início da pandemia do novo coronavírus em Belo Horizonte.
A Seinfra informa que as empresas já apresentaram proposta para redução, sendo que as seguintes linhas foram acatadas pela secretaria:
1600, 1620, 1630, 1640, 1660, 1670, 1680, 1690, 1700, 1710, 1720, 1730, 1740, 1750, 1751, 1770, 1771, 1900, 1910, 2130, 2150, 2190, 2200, 2890, 2910, 2950, 310C, 314M, 3785, 3948, 4600, 4610, 4650, 4665, 4675, 4680, 4970, 6260, 6330, 6340, 6400, 6632, 7900
Ainda segundo a secretaria, em outras linhas de coletivos metropolitanos que atualmente operam com dificuldades, foi solicitado às empresas concessionárias que o número de viagens seja ampliado, especialmente nos horários de pico. As companhias têm até o fim do dia desta sexta-feira (19/3) para responder.
Como funciona o protocolo
Caso a empresa deseje alterar a escala de alguma linha de ônibus, o protocolo estabelece o prazo de 48 horas para apresentação da proposta de aumento de viagens, quando solicitado pela secretaria, e, caso não desenvolvam o plano dentro do prazo, a própria Seinfra determinará o quadro de horários a ser cumprido.
Nos casos em que haja queda brusca de demanda, a secretaria disse se comprometer a analisar os pedidos mais rapidamente, podendo admiti-la imediatamente. De acordo com a Seinfra, todas as avaliações serão feitas com dados atualizados dos dias anteriores, por causa da dinâmica das decisões governamentais.
Dúvidas ou reclamações devem ser feitas pelos passageiros no telefone 162, dígito 9 ou pelo site Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) e o aplicativo ‘MG APP’.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Eduardo Murta