Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta segunda-feira (22/3), a ampliação de 100 leitos de UTI para pacientes com COVID-19 em todo o estado. A ação de combate à pandemia só foi possível com a aquisição de mais 100 ventiladores mecânicos pelo governo estadual.
Na semana passada, Minas Gerais abriu 33 leitos de UTI nos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Com a nova ampliação desta semana, Zema ressaltou que todas as medidas tomadas até o momento salvaram muitas vidas no estado.
“Sabemos que a solução definitiva é a vacinação em massa, mas o governo fará o necessário para salvar vidas. Essa é a nossa grande prioridade”, afirmou.
Leia Mais
UPAs de BH atenderão preferencialmente casos de COVID-19, diz secretárioCoronavírus: com média de 9.829 casos, Minas ultrapassa 22 mil mortesBH: Começa vacinação de idosos de 76 e 75 anos; veja locais e calendárioTransferência de pacientes do Júlia Kubitschek será gradual, diz FhemigCOVID-19: Justiça determina que Coronel Fabriciano respeite a onda roxaCOVID-19: MPMG cobra medidas mais restritivas em Poços de CaldasLojistas da Galeria Ouvidor, em BH, apelam para delivery COVID-19: UTIs do SUS de BH entram em colapso e superam os 100% de ocupaçãoConfira o que pode e o que não pode funcionar em Minas com a onda roxaCOVID-19: 16 estabelecimentos descumprem medidas e são interditados em BHCOVID-19: Minas registra a morte de mais um bebêDe acordo com o governador Romeu Zema, as doações realizadas pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) desde o início da pandemia são importantes para Minas Gerais. “No ano passado, a entidade doou 1,6 mil respiradores, que foram de extrema importância para equipar os hospitais em todo o estado, e, agora, mais 100 equipamentos ajudarão na abertura de leitos”.
O presidente da entidade, Flávio Roscoe, também informou que “180 leitos de UTI foram doados para diversos hospitais do nosso estado, que já estão em pleno funcionamento”.
Distribuição
Os equipamentos serão distribuídos para as unidades de Saúde das macrorregiões de Minas Gerais. Sendo assim, Belo Horizonte receberá 20 ventiladores que serão destinados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Outros 20 serão enviados para Betim, na Região Metropolitana.
Juiz de Fora, na Zona da Mata, receberá 15 equipamentos, enquanto Montes Claros e Timóteo receberão 10 ventiladores cada uma. Também receberão os equipamentos: Viçosa (7), Ponte Nova (6), São Lourenço (5), Paracatu (4) e São João Del-Rei (3).
Para a distribuição, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) considerou os hospitais com capacidade de abertura imediata de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Ampliação de leitos
O estado, por meio da SES, dobrou o número de leitos na rede pública. Em fevereiro do ano passado, Minas Gerais tinha 2.702 leitos de UTI e 11.622 leitos de Enfermaria. Atualmente, a rede pública conta com 4.364 leitos de UTI e 20.840 de Enfermaria.
Das várias medidas adotadas pelo governo de Minas para o enfrentamento à pandemia, está a compra de 1.047 respiradores, que permitiu a instalação de leitos de UTI, muitos deles em cidades que não tinham unidades de terapia intensiva.
Das várias medidas adotadas pelo governo de Minas para o enfrentamento à pandemia, está a compra de 1.047 respiradores, que permitiu a instalação de leitos de UTI, muitos deles em cidades que não tinham unidades de terapia intensiva.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás