A Prefeitura de Guaxupé decidiu usar uma mensagem forte para chamar a atenção da população após o agravamento da COVID-19. “As pessoas estão morrendo e a culpa é sua” são os dizeres na imagem divulgada após a UTI da Santa Casa da cidade atingir 124% de ocupação.
O muncípio tem 2.778 casos do novo coronavírus e 46 mortes em decorrência da doença.
Leia Mais
Idoso de 100 anos morre de COVID e filha responsabiliza atraso na vacinaçãoCOVID-19: Minas registra a morte de mais um bebê COVID-19: 16 estabelecimentos descumprem medidas e são interditados em BHBispo auxiliar de BH sobre Bolsonaro na pandemia: 'Barbárie é meta'COVID-19: Governador Valadares reforça tratamento precoce da doençaCOVID-19: Poços de Caldas acata pedido do MPMG e volta com as barreiras
“O que estamos falando agora é de saúde. O profissional de saúde não quer ser tido como guerreiro, não quer aplausos. Ele quer ser respeitado, quer que você fique em casa. Estamos falando que as pessoas estão morrendo. A COVID-19 não escolhe. Não tem mais essa que é idoso. Todos estamos vulneráveis”, alerta.
Com o aumento de casos da doença em Guaxupé, a Santa Casa atingiu 124% da ocupação de leitos de UTI.
“Chegamos ao maior índice de ocupação da Santa Casa desde o início da pandemia. Que foram 17 paciente internados na UTI SUS e um paciente na UTI convênio. Chegamos a 124% de ocupação. Infelizmente ontem, ou a Santa Casa colocava pessoas para dentro ou elas perdiam suas vidas, porque a região inteira não tem leitos de UTI”, ressalta.
Segundo a prefeitura, a administração municipal está fazendo a parte dela, e espera a adesão dos moradores, com as medidas de distanciamento social.
No fim de semana, foram 30 abordagens e 10 autuações.
Colapso
“Só não estamos no colapso, faltando oxigênio igual aconteceu em Manaus, porque no começo da pandemia, com o recurso do Governo Federal, fizemos investimento e compramos uma usina. Se não fosse isso, estaríamos sofrendo sem oxigênio”, afirma.
Outra preocupação da prefeitura é a proximidade de Guaxupé com cidades paulistas.
De acordo com a prefeitura, ações vêm sendo tomadas para evitar aglomerações. “Se você está pensando em vir para Guaxupé e adoecer, infelizmente, não temos um leito para cuidar de você”, apela.