Jornal Estado de Minas

VACINAÇÃO

Nova Lima segue com cadastramento de idosos que não usam SUS

O município de Nova Lima segue cadastrando os idosos que ainda não estão inscritos no Sistema Único de Saúde (SUS) ou que nunca foram atendidos por algum programa municipal de saúde. As pessoas que já são atendidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por algum programa do SUS não precisam se recadastrar. O cadastro também pode ser feito pela internet. De janeiro a julho de 2020, 3.157 cadastros foram feitos. 




 
Com o início da campanha de vacinação contra a COVID-19, em fevereiro de 2021, tornou-se ainda mais necessário identificar esse público até então desconhecido. Assim, a prefeitura reativou o link para cadastro da população no site da prefeitura e intensificou novamente a divulgação do cadastramento, que continuará enquanto houver pessoas se cadastrando. Todo o território da cidade será contemplado.
 
Segundo a prefeitura, o cadastro é uma ferramenta importante para a administração municipal conhecer a população idosa que não utiliza a saúde pública e saber suas necessidades para imunização
 
O cadastramento começou antes mesmo da pandemia, em janeiro de 2020, e é uma ação que vem sendo realizada no município no âmbito da implantação da estratégia de saúde da família (ESF). Esse cadastro é feito pelos agentes comunitários de saúde (ACS) durante as visitas domiciliares realizadas a toda a população, independentemente da região de residência ou condição socioeconômica. 




 
Contudo, tais profissionais sempre tiveram dificuldade de acesso às residências localizadas em condomínios e bairros de luxo. “A resistência dessas famílias em receber profissionais do SUS nesses locais é um dos motivos do município não ter 100% de sua população cadastrada”, afirma a prefeitura. 
 
De acordo com o último boletim semanal da Prefeitura de Nova Lima, divulgado no dia 19 de março, a cidade já vacinou 10.678 pessoas, sendo 6.809 com a primeira dose e 3.869 já com a segunda, contemplando profissionais de saúde, idosos em instituição de longa permanência, pessoas em residência inclusiva e idosos das faixas etárias acima de 90 anos, de 85 a 89 anos e de 80 a 84 anos.
 
Nova Lima não tem hospital público próprio. Existe o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, que é uma fundação e atende usuários do SUS, e além disso abriga os hospitais particulares Vila da Serra e Biocor. A cobertura da atenção básica municipal é de 97,22%, conforme o último levantamento do Ministério da Saúde, feito em dezembro de 2020. 




 
Quem ainda não se inscreveu, deve se cadastrar. Os novalimenses com 80 anos ou mais que ainda não foram imunizados devem ligar na unidade de referência do seu bairro para agendar o atendimento. 
 
Clique AQUI e faça seu cadastramento. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 

audima