Jornal Estado de Minas

AEDES AEGYPTI

São Tiago, no Campo das Vertentes, corre risco de enfrentar surto de dengue


São Tiago, no Campo das Vertentes, sofre com risco de surto de dengue. De acordo com o levantamento rápido de índice para Aedes aegypti (Lira), finalizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na última quinta-feira (18/3), entre os 236 imóveis vistoriados na cidade, o índice de infestação predial atingiu 4,7%.



De acordo com o Ministério da Saúde, para ser considerado satisfatório, o índice deve estar abaixo de 1%. Em janeiro, o Lira do município estava em 2,8%, considerado em estado de alerta pelo MS.

O crescimento do índice preocupa o coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Joel Amâncio de Oliveira, que faz um apelo para toda a população.

 

“É importante que, pelo menos uma vez por semana, os moradores façam vistorias em suas residências. Eles devem ficar atentos a objetos que podem acumular água, porque é ali que a larva se desenvolve e se transforma no mosquito. É uma atitude de responsabilidade social, que depende do trabalho conjunto entre população e poder público”, declara Oliveira.

 

Em Merces de Água Limpa, distrito de São Tiago, o índice também preocupa. Dos 258 imóveis vistoriados, o Índice de Infestação Predial atingiu a marca de 3,1%, classificação de alerta. Em janeiro, o Índice estava em 2,2%, também classificado como de alerta.

audima