A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) inicia, nesta quinta-feira (25/03), a distribuição da nona remessa com 542.550 doses de vacina contra a COVID-19 para as cidades de Minas Gerais.
Leia Mais
Projeto Inumeráveis leva conforto para famílias de vítimas da COVID-19PBH amplia vacinação contra a COVID-19 para novo público-alvo; veja qualSecretário de MG: 'Com aumento da vacinação, não precisaremos da onda roxa'coronavirusmgIdosos de BH adiantam vacinação por medo de faltar imunizanteCOVID-19: mais 475.600 doses de vacina chegam a Confins nesta sextaMenina ignora toque de recolher e é assassinada a tiros em ValadaresNovas restrições: 'Voltamos ao início da pandemia', dizem belo-horizontinosCOVID-19: Três Corações pode sofrer com falta de oxigênio e de ampolas Gaeco deflagra operação contra esquema milionário de pirâmide financeiraMG bate 2° recorde seguido de doentes em 24h, com 93,1% das UTIs lotadasMPMG quer que fura-filas fiquem sem segunda dose de vacina anti-COVIDRelatório da OMS terá quatro teorias sobre surgimento do coronavírusEm seu perfil no Twitter, o governador Romeu Zema (Novo), anunciou a distribuição dos imunizantes e comemorou a marca de 1 milhão de vacinados com a primeira dose no estado.
O novo carregamento, de 455.800 doses da CoronaVac e de 86.750 doses da vacina fabricada pela AstraZeneca/Fiocruz, chegou em Minas no último sábado (20/03), no Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, até o momento, mais de 3 milhões de injeções já foram entregues ao governo mineiro pelo Ministério da Saúde.
Nessa nova etapa de vacinação, a expectativa do governo de Minas é utilizar o lote para imunizar idosos entre 70 e 74 anos e ampliar a imunização de profissionais de saúde e quilombolas.
De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde, de janeiro até agora, Minas Gerais teve um total de 1.073.986 de aplicações de primeira dose e 431.122 aplicações de segunda dose dos imunizantes.
Nova diretriz
Seguindo a nova diretriz do Ministério da Saúde, lançada neste fim de semana, Minas não reservará mais doses de vacinas contra a COVID-19 para a segunda aplicação. Ou seja, todos os imunizantes recebidos serão utilizados em pessoas que ainda não receberam a primeira dose.
A pasta federal justificou a medida dizendo que “a estratégia foi definida considerando o prazo maior para a aplicação da segunda dose da vacina da Fiocruz, que possui um intervalo de 12 semanas entre elas, cumprimento do esquema vacinal em locais de difícil acesso”
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás