Pouso Alegre bate seu próprio recorde de confirmações diárias de confirmação de casos e mortes por COVID-19. Em 24 horas, o total de novos registros de pouso-alegrenses infectados pelo coronavírus foi de 312 e o número de mortes ficou em sete, conforme o boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (24/3) pela prefeitura.
Leia Mais
Bueno Brandão decreta lockdown aos finais de semana e feriadosGaeco deflagra operação contra esquema milionário de pirâmide financeiraItajubá e Pouso Alegre confirmam mortes de ex-vereadores por COVID-19coronavirusmgCOVID: Pouso Alegre tem aumento de 75% nas mortes e 61% nos casos em março'Estamos com dificuldade de obter oxigênio', diz médico de Pouso AlegreCom lei seca e barreiras, Sul de Minas se prepara para o feriadão de SPTrês centros de saúde de BH vão funcionar 24h para atender casos não COVIDMesmo com ação movida pelo Estado, Varginha segue fora da onda roxa
Com os novos dados, a cidade chegou a 142 mortes por COVID-19. O total de moradores infectados pelo coronavírus está em 9.645. Desde o início da pandemia, Pouso Alegre está em sua pior semana de confirmações de casos e mortes pela doença.
"Está sendo uma semana muito difícil, com uma demanda muito grande pelos serviços de saúde de forma geral, sejam eles os serviços públicos ou privados, todos superlotados e com um grande volume de positividade de exames", afirma a secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira.
A ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) está em 121%. Já os leitos de enfermaria estão com ocupação de 111%. A secretária explica que a situação é crítica, com o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, referência no atendimento de COVID, e os demais hospitais particulares, no limite do atendimento.
Conforme a secretária, até o momento, nenhum paciente que precisou de leito ficou sem internação. Porém, Sílvia conta que já foi necessário pedir internação fora de Pouso Alegre e os hospitais da cidade tiveram que recusar pacientes vindos de municípios vizinhos. “Não é uma questão de Pouso Alegre, é uma questão regional. Nós não temos leitos na região”, afirma.
Onda roxa e fiscalização
Pouso Alegre cumpre as deliberações da onda roxa estabelecidas pelo governo de Minas Gerais, que prorrogou as medidas restritivas para mais quatro dias, até 4 de abril, domingo de Páscoa. A secretária de Saúde explica que, nessa semana, a incidência de novos casos deve continuar aumentando. A expectativa das autoridades em saúde é de que apenas após os 15 dias do protocolo da onda roxa haverá uma redução de novas infecções.
Sobre as aglomerações e festas clandestinas, a secretária pede que a própria população ajude nessa fiscalização. Segundo Sílvia, nem todas as denúncias são de responsabilidade do agente público; há limitações em certos casos, de churrascos e reuniões privadas, por exemplo.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás