Jornal Estado de Minas

RESTRIÇÕES

COVID-19: Campo Belo antecipa feriados e proíbe funcionamento de bares

A Prefeitura de Campo Belo, no Sul de Minas, decidiu antecipar feriados com proibição do funcionamento de bares para evitar aglomerações na cidade. O feriado municipal vai começar na próxima segunda-feira (29/3) e segue até o domingo Páscoa (4/4).





 

O decreto, publicado nesta sexta-feira (26/3), antecipa os feriados: Dia do Senhor do Bom Jesus, 6 de agosto; Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro; o, aniversário da cidade, no dia 28 de setembro e o Dia da Proclamação da República, 15 de novembro.

 

“As medidas estão sendo tomadas para conter o avanço da COVID-19 na nossa cidade. A nossa UTI, que também atende a região, já está esgotada. Além do feriado, vamos ter as barreiras para impedir a entrada de turistas no município. Peço desculpas aos comerciantes, mas a medida é necessária”, lamenta o prefeito, Alisson de Assis Carvalho.

 

Durante o decreto, apenas os serviços essenciais podem funcionar no período das 5h às 18h. Bares serão fechados para evitar aglomerações. As lanchonetes, restaurante e padarias podem atender no sistema delivery ou retirada no balcão, das 5h às 20h. Postos de combustíveis, farmácias e drogarias seguem das 5h às 21h.





 

“Nos supermercados e mercearias, os estabelecimentos devem respeitar as regras sanitárias, Por ocorrência do feriado da Páscoa, pelo costume e tradição, estabelecimentos que comercializam exclusivamente doces e chocolates, ficam autorizados a funcionar entre os dias 29 de março de 2021 (segunda-feira) e 03 de abril de 2021 (sábado), das 05h (cinco horas) às 20h (vinte horas), apenas pelas modalidades delivery (tele-entrega) e retirada no balcão, proibida a entrada de clientes nas lojas”, diz decreto.

 

As igrejas e templos podem receber o público com capacidade de 30% até as 20h. “Lembrando do distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel”, ressalta assessoria de imprensa.

 

Campo Belo tem 3.233 pessoas infectadas pela COVID-19, sendo 76 mortes confirmadas pelo novo coronavírus.  

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

audima