Trabalhadores da saúde de Belo Horizonte acima dos 60 anos que ainda não se vacinaram contra a COVID-19 saíram cedo de casa para receber a primeira dose em cinco locais diferentes neste sábado (27/3). Ocorreram filas, no interior das edificações havia isolamento, mas nem sempre ambiente ventilado.
No Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa de Belo Horizonte, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital, a fila dobrava o quarteirão às 7h30, horário programado para o início.
Apesar de a fila começar a andar no horário programado para triagem, a vacina demorou a ser aplicada. O primeiro profissional de saúde saiu imunizado do posto de vacinação somente 60 minutos depois: às 8h20.
A longa fila teve respeito a todas medidas de prevenção, fazendo jus à preocupação exigida pela profissão: máscara e distanciamento. Vez ou outra, ao andar da fila, quando os candidatos se aproximavam, algum profissional mais atento reforçava: "gente, vamos manter o espaço".
Para entrar no local de vacinação, medição de febre e conferência dos documentos: um de identificação com foto, o registro no conselho profissional e outro que comprove a vinculação ativa do trabalhador com a área da saúde em BH.
No interior do Centro de Especialidades Médicas, mesmo com distanciamento sendo praticado, o grande volume de pessoas em ambiente sem ventilação preocupava. As pessoas aguardavam sentadas em bancos de três ou mais lugares, ocupadas por apenas uma pessoa. Contudo, a falta de janelas e o confinamento não são adequados por se tratar de pandemia de vírus transmissível pelo ar.
O trabalhador não precisa necessariamente morar em BH mas, se trabalha na capital, a vacinação é liberada.
Postos de vacinação
De acordo com a prefeitura, três das cinco opções são os drive-thrus de imunização. Eles estão localizados no Cop/BHTrans (Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis), na Avenida Teresa Cristina 3.200 e no Minas Shopping (doca 3, Avenida Cristiano Machado, 4.000 - Bairro União).
Outras duas alternativas são o Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa de Belo Horizonte, na Rua Domingos Vieira, 416 – Santa Efigênia e a Unidade de Referência Secundária (URS) Sagrada Família: Rua Joaquim Felício, 101 – bairro de mesmo nome.
No caso dos drive-thrus, a imunização vai das 8h às 16h30. Já nos outros dois locais, começa às 7h30 e vai até 16h30.
O Executivo municipal planeja vacinar cerca de 4,3 mil trabalhadores da saúde acima dos 60 anos.
Quem pode se vacinar?
Para receber a primeira dose da vacina, o trabalhador da saúde cadastrado deve cumprir os seguintes requisitos:
- ser trabalhador da saúde em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;
- ter preenchido o cadastro para a vacinação de trabalhadores da saúde, de forma válida, até 23h59 de 24 de março;
- ter completado 60 anos ou mais até 31 de março;
- não ter recebido vacina contra a Covid-19;
- não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 30 dias;
- não ter tido Covid com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Quando abre o novo cadastro?
A imunização deste sábado é só para aqueles que fizeram o cadastro no site da PBH até essa quarta (24/3).De acordo com a prefeitura, o cadastro dos trabalhadores de saúde será reaberto nesta segunda (29/3).
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Vídeo explica porque você deve aprender a tossir
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás