A luta contra o novo coronavírus avança mais um passo em Belo Horizonte. A partir desta segunda-feira (29/3), a prefeitura vai ampliar a vacinação de idosos entre 71 e 69 anos completos até 30 de abril de 2021. Até o momento, a capital mineira garantiu a primeira dose do imunizante para 8,58% da população. Confira o cronograma completo para as próximas etapas.
Leia Mais
Fechamento de supermercados provoca corrida de consumidores em BH COVID-19: alívio da vacina, mas com aglomeração preocupanteCOVID-19 tem novo recorde em MG com 479 mortos em 24 horascoronavirusbhUber e Frente Antirracista fazem parceria pela vacinaçãoPBH anuncia cadastro para vacinar garis, forças de segurança e fiscaisCampo Belo endurece restrições e proíbe venda de bebidas alcoólicasBH contabiliza primeira morte de jovem com faixa etária entre 15 e 19 anosCOVID-19: Justiça determina que Varginha terá de aderir à onda roxaCOVID-19: defensor do 'kit covid', deputado mineiro aguarda leito em BHSecretário de Saúde de BH recebe primeira dose da vacina contra COVID-19COVID-19: Varginha amplia atendimento com mais 20 leitos na UPA da cidade Lockdown: 'Chegamos onde não gostaríamos', diz prefeito de Campo do MeioOs idosos de 71 anos dão início à nova etapa a partir de segunda-feira (29/3). Confira o cronograma:
- 71 anos: a partir de segunda-feira, dia 29, até sexta-feira, dia 2
- 70 anos: a partir de terça-feira, dia 30, até sexta-feira, dia 2
- 69 anos: a partir de quinta-feira, dia 1º, até sexta-feira, dia 2
Na quarta-feira (31/3), a vacinação será exclusiva para a segunda dose, seguindo o agendamento do cartão de vacina.
O idoso deve levar documento de identidade, CPF e um comprovante de residência. Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde Municipal recomenda a presença de apenas um acompanhante por pessoa.
Pessoas desse público-alvo que estão acamadas devem se cadastrar no portal da Prefeitura a partir desta sexta (clique aqui para acessar). Após a aprovação, o idoso receberá o imunizante em casa.
Manhã movimentada, tarde vazia
Seguindo a fila de prioridade, este sábado (27/3) foi a vez dos profissionais da saúde acima dos 60 anos cadastrados no site da prefeitura. Pela manhã, o movimento foi intenso nos pontos programados com filas de carros no drive-thru. O tempo da entrada do shopping até os oito pontos de vacina instalados dentro do estacionamento do centro comercial era de aproximadamente 40 minutos, segundo os vacinados.
No entanto, a ansiedade foi se acalmando à medida que o dia avançava. De tarde os postos de saúde ficaram vazios. A reportagem do Estado de Minas esteve no Sagrada Família, Região Leste de Belo Horizonte, e segundo os profissionais, o movimento caiu a partir das 13h30.
Vacinômetro
De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura de Belo Horizonte divulgado nessa sexta-feira (26/3), a capital já aplicou 216.411 vacinas da primeira dose, o que representa 8,58% da população. Dessas, 87.303 belo-horizontinos já receberam a segunda dose do imunizante.
Até o momento, BH recebeu 449.620 vacinas, sendo 402.728 já distribuídas. São 375.620 da CoronaVac (Butantan/Sinovac) e 74 mil da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz).
Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, todas as doses recebidas a partir da sétima remessa estão sendo utilizadas sem reserva da segunda dose. O órgão garantiu o envio de nova remessa, em tempo hábil, para aplicação da segunda dose.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Vídeo explica porque você deve aprender a tossir
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás