O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, registrou a primeira morte de um bombeiro militar por COVID-19. O cabo Thiago Ranier Costa e Silva, de 37 anos, que atuava no 8° Batalhão de Bombeiros (BBM), lutou contra a doença no Hospital Universitário Mário Palmério desde 6 de fevereiro.
Ele morreu no final da noite desta sexta-feira (26/3), sendo que a triste notícia foi divulgada pelo comando do 8º (BBM) neste sábado (27/3). Segundo colegas de trabalho do bombeiro, ele já chegou apresentar alguns poucos picos de pressão alta durante o seu trabalho, mas, isso não era frequente e, aparentemente, ele não seria uma pessoa hipertensa.
A homenagem de despedida ao militar aconteceu na tarde de sábado, quando os seus colegas de trabalho realizaram cortejo com viaturas e sirenes ligadas pela avenida da Saudade Uberaba, passando em frente à porta do 8º BBM e, em seguida, seguindo pela avenida Randolfo Borges Junior até o Cemitério Nossa Senhora Medalha Milagrosa.
“O militar entrou na Corporação em 18 de janeiro de 2010.
Os bombeiros militares do Oitavo Batalhão prestam o apoio necessário e suas condolências à família, amigos e irmãos de farda”, declarou o tenente coronel Ricardo Marisguia Mendes, comandante do 8° BBM.
O ex-comandante do 8º BBM, o tenente coronel Anderson Passos, em homenagem escrita ao cabo Ranier destacou que o bombeiro militar foi um profissional expoente e disciplinado.
“Deus escalou o querido Cabo Ranier para o batalhão celestial, numa inesperada chamada emergencial. Foi um profissional expoente, ajudou muita e muita gente. O Thiago Ranier merece mesmo cada abraço e carinho. Afinal, a sua boa luz já iluminava o nosso caminho. De uma coisa temos certeza: O que nos pareça errado nesse momento, poderá ter sido um caridoso livramento. Então, é triste hora de gratidão. Pela história dele bem vivida, pelos amores da sua vida, pelas coisas que construiu, por tudo aquilo que viu, até pelas falhas humanas, que mesmo assim foram bacanas. Muito obrigado, amigo. Vá em paz. O céu recebe um grande anjo e um bombeiro sagaz”, diz trechos da homenagem de Passos."
Thiago Ranier Costa e Silva deixa esposa e uma filha pequena.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás