Festas clandestinas foram registradas no Sul de Minas, neste fim de semana. Moradores de Machado que foram para Paraguaçu se reuniram em um sítio. E em Varginha, uma festa de casamento foi interrompida na zona rural.
As imagens mostram centenas de jovens confraternizando com bebida alcoólica, aglomerados e sem máscara em um sítio, em Paraguaçu. Os vídeos foram compartilhados nas redes sociais e o caso repercutiu na região.
Leia Mais
MG registra pior domingo do ano em mortes por COVID-19Uberaba registra a primeira morte de um bombeiro por COVID-19COVID-19: alívio da vacina, mas com aglomeração preocupantecoronavirusmgNo pior momento da COVID-19, Minas está entre os estados que menos vacinamCom atendimento no limite, autoridades de Saúde apelam à população'Estamos com dificuldade de obter oxigênio', diz médico de Pouso AlegreBH encara desafio de adotar medidas mais enérgicas e desafogar hospitaisValadares: dois homens morrem por afogamento nas águas do Rio Doce
“Saíram de outra cidade para aglomerar no nosso município. Sabendo dos riscos? Com 3.500 mortes por dia. Sem vaga no hospital. Sem remédio. Sem vacina, sem nada. Achando que todo mundo aqui é imune?”, disse um policial militar durante a ação.
De acordo com a prefeitura, os fiscais da Vigilância Sanitária souberam da festa após denúncias anônimas. A Policia Militar foi acionada para dar suporte a abordagem.
“No local, tinha 40 pessoas. Todos de Machado, inclusive o dono da chácara. O proprietário já foi denunciado no Ministério Público em razão de outra festa no fim de semana passado”, Mathias Gonçalves, assessor de imprensa da prefeitura.
A prefeitura informou que a fiscalização foi intensificada. “Só na zona rural foram cinco bairros abordados por causa de aglomerações para frear o avanço do novo coronavírus na cidade”, completa.
A Prefeitura de Machado publicou nota para se desculpar pelo ocorrido. “Manifestamos nosso repúdio e consequência nosso pedido de desculpas ao município de Paraguaçu. Essa atitude em nenhum momento reflete nossa luta e deve ser repreendida, como foi pela Patrulha de Vigilância”, ressalta.
Paraguaçu está na onda roxa com 791 registros de COVID-19 e 11 mortes confirmadas pela doença.
Varginha
Em Varginha, uma festa de casamento foi interrompida na zona rural, neste sábado (27/3). Segundo a prefeitura, cerca de 30 pessoas participavam do evento em um sítio alugado pelos noivos.
A prefeitura informou que recebeu 88 denúncias e foram realizadas diversas ações fiscais, inclusive na zona rural e em residências, com o apoio da Polícia Militar.
“Dezessete estabelecimentos foram interditados e oito multados por descumprimento das medidas estabelecidas nos decretos, dentre elas: venda de bebida alcoólica, funcionamento de estabelecimento fora do dia e horário estabelecido, aglomeração, permitir consumação interna, não controlar o distanciamento das filas, falta do uso de máscaras, entre outras”, diz assessoria de imprensa.
Varginha seguia fora da onda roxa com a decisão do juiz da Comarca da cidade, Wagner Aristides Machado da Silva Pereira, que entendeu que a realidade do município permite a atitude tomada pela administração municipal. Mas a decisão, em 2ª instancia, reverteu o caso.
A cidade soma 7.537 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 146 mortes em decorrência da doença.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás