Jornal Estado de Minas

IMUNIZAÇÃO

COVID-19: Itaúna abre cadastro para vacinar idosos com mais de 73 anos

Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, começou nesta segunda-feira (29/3) o cadastramento de idosos com mais de 73 anos para receberem a primeira dose da vacina contra COVID-19. Podem se cadastrar idosos com mais de 73 anos ou que completarem até dia 31 de dezembro. O total de doses para essa fase será de 1.600 unidades.





O procedimento, que reserva a vaga e dá direito à dose, começou nesta segunda-feira, às 12h, e se estenderá enquanto houver doses disponíveis. Para fazer a inscrição é necessário acessar o site da prefeitura e fornecer alguns documentos como RG, CPF e endereço completo. 

No dia da vacinação, o idoso deverá levar documento de identidade e comprovante de endereço (somente originais). A Secretaria Municipal de Saúde recomenda imprimir o cadastro. Esse cadastramento dará acesso à vacinação no esquema drive thru e também para quem estiver a pé. 

Idosos comprovadamente acamados serão imunizados em casa pelas equipes de saúde da família da região de abrangência. As unidades já possuem o levantamento mas deverão ser informadas caso algum idoso com idade compatível para receber a vacina ainda não tenha sido imunizado. Para quem reside fora da área de abrangência de alguma ESF, a unidade de referência neste caso é o Posto Central. 





“Apenas pessoas que não tem acesso à internet deverão procurar os postos de saúde para solicitar auxílio no cadastro. A opção pela inscrição on-line tem por objetivo evitar o deslocamento e a possível aglomeração de pessoas. No momento do cadastro o usuário terá a data e o horário que deverá se apresentar para a vacinação”, enfatiza a prefeitura. 

Até o momento, Itaúna vacinou 4.391 pessoas e o total de segundas doses aplicadas é de 2003. Lembrando que o município tem uma população com cerca de 93.847 pessoas, ou seja, apenas 4,6% foi vacinada.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 

audima