Após decisão da Justiça, Varginha é obrigada a seguir a onda roxa, fase mais restritiva do Programa Minas Consciente, do governo estadual. A liminar foi assinada nesse sábado (27/3), mas a prefeitura foi notificada nesta segunda-feira (29/3). A administração municipal entrou com recurso para tentar reverter o caso.
O prefeito Vérdi Lúcio Melo fez uma coletiva de imprensa nesta segunda para informar que as medidas impostas pela onda roxa começam a valer na cidade a partir desta terça-feira (30/3).
Leia Mais
No pior momento da COVID-19, Minas está entre os estados que menos vacinamZema: 'COVID em MG cresce mais do que a capacidade de abertura de leitos'COVID-19: cabeleireiros de Timóteo protestam contra a onda roxa'Não fui eleito para ser babá', diz prefeito de Divinópolis ao flexibilizarMonte Verde deve ter prejuízo de R$ 15 milhões durante onda roxaA administração municipal já entrou com um recurso para tentar reverter o caso. Segundo o procurador do município, Evandro Marcelo dos Santos, a cidade estaria agindo com medidas melhores que as impostas pela onda roxa.
“O município respeita a decisão, o município já tem um decreto pronto para inclusão. Mas, se porventura, o Tribunal pensar diferente, nós podemos ir até ao Supremo Tribunal Federal nesse sentido, porque temos mais condições, mais inclusive, do que a onda roxa”, afirma.
Até que esse impasse seja resolvido, a cidade está inserida na onda roxa até 4 de abril, caso não haja nenhuma prorrogação pelo Estado. “Não era essa a nossa vontade. A cidade estava fluindo muito bem com nossos decretos e protocolos. Tudo sob controle, mas decisão judicial a gente cumpre, não discute “, lamenta o prefeito.
Toque de recolher
A partir desta terça-feira, os moradores terão toque de recolher às 20h e as barreiras sanitárias serão intensificadas para impedir o acesso de pessoas de outros municípios que desejam entrar na cidade sem comprovar o motivo.
A prefeitura decidiu manter no decreto a proibição da distribuição, venda, comercialização, retirada ou entrega em domicílio de quaisquer bebidas alcoólicas aos sábados, domingos e feriados.
Varginha tem 7.666 pessoas infectadas pela COVID-19, 79 mortes confirmadas pela doença e 78 pessosa hospitalizadas.