A partir desta terça-feira (30/3), os idosos de 68 a 72 anos serão vacinados contra a COVID-19 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A imunização será realizada até quinta-feira (1º/4) na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Em cinco delas, o prazo será estendido até sábado (3/4). Nesta nova fase, serão imunizados cerca de 10.900 pessoas. A aplicação ocorrerá nas 36 UBS do município, das 7h às 18h.
Em cinco delas, o prazo será estendido até sábado (3/4). Nesta nova fase, serão imunizados cerca de 10.900 pessoas. A aplicação ocorrerá nas 36 UBS do município, das 7h às 18h.
Leia Mais
Betim prorroga decreto das medidas restritivas da onda roxa até 5 de abril Passageiros do transporte público de Betim denunciam aglomeraçãoCOVID-19: idosos de 73 a 77 anos começam a ser vacinados em BetimdeprecateAumenta procura por atendimento nas UBSs de Betim no fim de semanaBetim: mortes por COVID-19 aumenta quase 50% entre pessoas de 50 a 59 anosAs cinco maiores – Alcides Braz, Angola, Bueno Franco, Homero Gil e Vila Cristina –, que possuem um maior número de idosos em seu território, adotarão uma escala diferenciada, de hoje até sábado. Já nas outras 31 UBS, que possuem menor número de idosos em suas áreas, a vacinação vai até a quinta-feira (1º/4).
Para se vacinar, os idosos devem procurar a UBS de sua referência, portando um documento de identidade e um comprovante de endereço. Os acamados ou restritos ao lar serão vacinados em domicílio, por meio de agendamento que pode ser feito por familiares ou responsáveis via telefone.
A vacinação nas unidades será organizada de forma a evitar aglomeração e a Prefeitura de Betim pede para que os idosos usem a máscara. Eles poderão ser acompanhados por apenas uma pessoa.
Para essa etapa, o município recebeu do governo do estado um lote com 12.170 novas doses de vacinas. Além dos idosos, elas serão usadas na continuidade da imunização dos trabalhadores da Saúde que estão se cadastrando por meio deste link.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até 29 de março Betim já aplicou 30.030 doses da vacina contra a COVID-19, sendo 21.424 da primeira dose e 8.606 da segunda dose. Ao todo, já foram distribuídas aos postos de vacinação 32.772 unidades. Há 2.742 doses aguardando cronograma de aplicação.
Dos grupos prioritários, já foram vacinados os trabalhadores da Saúde (Dose1 - 8.433 e Dose 2 - 6.212), idosos de Instituições de Longa Permanência (Dose 1 - 285 e Dose 2 – 265), deficientes de residências inclusivas (Dose 1 - 158 e Dose 2 – 96), idosos acima de 90 anos (Dose 1 - 1.218 e Dose 2 - 1.194), idosos de 80 a 89 anos (Dose 1 - 5.119 e Dose 2 – 839) e idosos de 89 a 73 anos (Dose 1 - 6.211 e aguardando a dose 2).
Cronograma de vacinação nas UBSs
UBS Alcides Braz, Angola, Bueno Franco, Homero Gil, e Vila Cristina:
- 30/3 - 72 anos
- 31/3 - 71 anos
- 1º/4 - 70 anos
- 02/4 - 69 anos
- 03/4 - 68 anos
UBS Alterosas, Alvorada, Bandeirinhas, Cachoeira, Capelinha/Caic, Campos Elíseos, Cidade Verde, Citrolândia, Colônia, Cruzeiro do Sul, Dom Bosco, Duque de Caxias, Guanabara, Icaivera, Imbiruçu, Jardim Petrópolis, Laranjeiras, Marimba, N. Sra. de Fátima, Nova Baden, Novo Amazonas, Parque do Cedro, Paulo Camilo, Petrovale, PTB, Teresópolis, Trincheira, Universal, Vianópolis, Vila Bemge, Vila Recreio:
- 30/3 - 72 anos
- 31/3 - 71 e 70 anos
- 1º /4 - 69 e 68 anos
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás