Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Idosos de 69 anos começam a receber a vacina contra COVID-19 em BH

Nesta quinta-feira (1°) se inicia a campanha de vacinação para idosos de 69 anos em Belo Horizonte. Durante a manhã, como de costume, os postos de saúde reuniram um grande número de pessoas, que precisaram aguardar do lado de fora em fila para receber a dose do imunizante.





O horário de vacinação nos centros de saúde de Belo Horizonte e nos postos fixos é das 7h30 às 16h30. Os endereços poderão ser conferidos neste link. Já os postos drive-thru funcionarão das 8h30 às 16h30. Ao todo, são seis locais do tipo que o público-alvo pode comparecer e receber a imunização sem precisar sair do veículo. Os endereços estão disponíveis no portal da PBH.

Para receber a dose, os idosos precisam estar com documento de identidade, CPF e comprovante de residência em mãos, além de fazer o uso da máscara e respeitar o distanciamento nos locais. Pessoas acamadas e com mobilidade reduzida devem se cadastrar no site da prefeitura.
 
Leia também:  Idosos com 67 e 68 anos começarão a ser vacinados em BH; confira datas
 
Na lista da prioridade, Belo Horizonte está vacinando idosos acima de 69 anos nesta quinta-feira (1°). A partir desta sexta-feira (2/4), a fila avança e começam as pessoas na faixa dos 68 anos e na segunda-feira (5/4) os postos vacinam a partir dos 67 anos.





Na manhã desta quinta, foi registrada alta procura de idosos que aguardavam ansiosos para receber o imunizante. No Centro de Saúde Mantiqueira, Região de Venda Nova de BH, a reportagem do Estado de Minas flagrou fila na porta da unidade.
 
Leia também: Garis de BH cruzam os braços por prioridade na vacinação contra COVID-19 
 
Segundo os profissionais que atendem nesses postos, o volume de pessoas é maior pela manhã, enquanto à tarde a procura é baixa.

Vacinômetro

Em Belo Horizonte, 273.171 pessoas já receberam a primeira dose da vacina até esta quinta-feira (1/4), o que representa 10,83% da população belo-horizontina. Dessas, 97.760 receberam a segunda dose, ou seja, 3,88%.

Dos imunizantes, BH recebeu até o momento, 437.220 doses da Coronavac, do Instituto Butantan. Outras 77.750 doses da vacina contra COVID-19 são da Astrazeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

audima