O mês de abril começou letal com a COVID-19 em Governador Valadares. O boletim epidemiológico divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (1/4) trouxe um número recorde de mortes pela doença: 14 mortes. O boletim também registrou 160 novos casos de COVID-19.
Leia Mais
COVID-19: prostitutas em MG pedem prioridade na vacinaçãoFundação da Usiminas abre vagas emergenciais para profissionais de saúdeGoverno de MG anuncia investimento para otimizar a distribuição de oxigênioCOVID-19: Valadares registra maior média de casos e mortes em 2021
Os números são preocupantes e revelam o avanço da COVID-19 na cidade e na macrorregião de saúde leste. Em fevereiro foram registradas 73 mortes causadas pela doença. Em março, esse dobrou. Foram registradas 149 mortes confirmadas pela doença. Outras 46 mortes, de pessoas com sintomas da COVID-19, ainda aguardam resultados de exames para serem confirmadas.
No total, desde março de 2020, Governador Valadares registra um número desconfortável, que levou sofrimento para centenas de famílias. São 735 mortes causadas pela COVID-19, com 19.964 casos confirmados da doença.
A prefeitura não informou o número de pessoas que estão na fila de espera por leito de UTI COVID-19 SUS nesta quinta-feira. Na quarta-feira (31/3), 40 pessoas estavam cadastradas na Rede SUSFácil esperando por uma vaga em UTI.
Para evitar mais mortes na fila de espera, a prefeitura fez a requisição administrativa para a transferência temporária da maternidade do Hospital Municipal (HM) para as dependências do Hospital São Vicente de Paulo.
Esta transferência possibilitaria a abertura de mais 50 leitos clínicos para tratamento da COVID-19 no HM. O desafio é conseguir profissionais para assumir estes novos postos de trabalho.