Dos 58 leitos de UTI COVID-19 SUS nos hospitais da rede pública, Hospital Municipal e Hospital Bom Samaritano, 52 estão ocupados por pacientes de Governador Valadares, e 6 ocupados por pacientes vindos de outras cidades.
Os números são preocupantes e revelam o avanço da COVID-19 na cidade e na macrorregião de saúde leste. Em fevereiro foram registradas 73 mortes causadas pela doença. Em março, esse dobrou. Foram registradas 149 mortes confirmadas pela doença. Outras 46 mortes, de pessoas com sintomas da COVID-19, ainda aguardam resultados de exames para serem confirmadas.
No total, desde março de 2020, Governador Valadares registra um número desconfortável, que levou sofrimento para centenas de famílias. São 735 mortes causadas pela COVID-19, com 19.964 casos confirmados da doença.
A prefeitura não informou o número de pessoas que estão na fila de espera por leito de UTI COVID-19 SUS nesta quinta-feira. Na quarta-feira (31/3), 40 pessoas estavam cadastradas na Rede SUSFácil esperando por uma vaga em UTI.
Para evitar mais mortes na fila de espera, a prefeitura fez a requisição administrativa para a transferência temporária da maternidade do Hospital Municipal (HM) para as dependências do Hospital São Vicente de Paulo.
Esta transferência possibilitaria a abertura de mais 50 leitos clínicos para tratamento da COVID-19 no HM. O desafio é conseguir profissionais para assumir estes novos postos de trabalho.