Sem cheiro de manjericão, abertura do santo sepulcro, vigília na quinta-feira santa (01/04) nem missas presenciais recordando a crucificação na sexta-feira da paixão (02/04). Com as portas das igrejas fechadas aos fiéis, Minas Gerais tem mais um hiato nas tradicionais celebrações da Semana Santa, trazido pelo isolamento com a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Leia Mais
BH terá dias claros e possibilidade de chuva rápida à noite na Semana SantaSemana Santa: orações para dar força aos profissionais na linha de frenteSemana Santa: jovens assumem tarefa de fazer tapetes decorativos em Minas Paixão de Cristo em BH: cruzes marcam o flagelo dos mortos no Brasil Principal celebração da Semana Santa tem igreja vazia em Montes ClarosTrês amigos de Belo Horizonte que sempre fazem o circuito de sete igrejas de Sabará durante a Semana Santa não deixaram de ir nesta sexta-feira aos templos, mesmo com as determinaçõies de se manter em isolamento rígido devido à onda roxa que vigora no estado. Passaram diante dos portais lacrados dos templos como sinal de respeito e reverência silenciosa.
"A gente queria ir à igreja em respeito à Semana Santa e a paixão de Cristo, as igrejas estão fechadas, mas a gente está com o coração aberto. A gente toca (a vida) para frente", disse o autônomo Everton Souza, de 42 anos.
"Não é a mesma coisa de estar lá dentro, sentido a emoção da missa, da fé de todos. Mas a gente assim mesmo aproveita essa época e pede a Deus que ilumine este país nosso e nos dê muita força para acabar essa pandemia e a gente seguir em frente numa situação melhor", desejou o aposentado Luiz Brito, de 37.
"Queria que estivesse tudo bem, que a pandemia não existisse. A gente está abrindo mão de muita coisa, mas temos de abrir nosso coração para que Deus traga o fim dessa situação toda para nós", disse Allan Costa, de 40.
As atrações para quem aproveita o feriado para o lazer também foram todas restringidas pelas políticas sanitárias de isolamento. Parques nacionais, estaduais e municipais estão fechados, bem como cachoeiras e trilhas.