O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, confirmou que 32 presos do presídio de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foram diagnosticados com a COVID-19, nesta semana (31/3).
Leia Mais
COVID-19: Minas registra 320 mortes e quase 6 mil novos casos em 24hCOVID-19: MPMG apura subnotificação de casos em Carmo do Rio Claro'Estamos com dificuldade de obter oxigênio', diz médico de Pouso AlegreSargento da PM morre de COVID-19 aos 48 anos, em Pouso AlegreCOVID-19: pelo menos 45 presos testaram positivo em Alfenas'Barramos 3 helicópteros no heliponto', diz prefeito de CapitólioCOVID: Pouso Alegre tem aumento de 75% nas mortes e 61% nos casos em marçoNovos presos cumprem quarentena
Para evitar que novos presos levem o coronavírus para dentro dos presídios, Minas Gerais adotou um sistema onde em cada região do estado, com 30 unidades referência que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos custodiados do sistema prisional.
Todas os presos em Minas Gerais estão sendo encaminhados para uma unidade específica em cada região e ficam, pelo menos, 15 dias, em quarentena e observação, evitando possível contágio caso fossem encaminhados de imediato para outras unidades. Após a observação e atestada a sua saúde, são encaminhados para as demais unidades prisionais do estado.
Protocolos com quem já está preso
No caso de presos que já se encontram no sistema prisional, caso apresentem sintomas da covid-19, o protocolo é o seguinte: isolamento imediato, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento segundo protocolo de segurança. Em todas as unidades em que há presos com COVID-19 confirmados, a desinfecção do ambiente também é imediata e todos os demais detentos passam a usar máscaras, de forma preventiva.
COVID em Pouso Alegre
O mês de março foi o mais letal da COVID em Pouso Alegre. No mês, 75 pessoas perderam a batalha para a doença na cidade. Um aumento de 75% em relação aos óbitos confirmados entre abril do ano passado e fevereiro de 2021. Agora, o total de vítimas fatais chegou a 175 no município.
A curva de contágio disparou no último mês. A cidade passou de 7.020 no último boletim de fevereiro para 11.292 no dia 31 de março. Foram 4.272 moradores diagnosticados com o coronavírus em Pouso Alegre.