Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

Protesto em frente à prefeitura de Valadares pede reabertura do comércio

Um grupo de comerciantes fez um protesto na tarde desta segunda-feira (5/4), em frente ao prédio da Prefeitura de Governador Valadares. Com faixas e cartazes, eles pediam a reabertura do comércio, fechado durante a vigência da onda roxa do Programa Minas Consciente, como forma de conter o avanço da COVID-19.





Nas mensagens que mostravam ao público, escritas em faixas, os comerciantes e profissionais dos salões de beleza diziam que também são essenciais, se referindo ao comércio que tem permissão para abrir durante o período da onda roxa, como os supermercados, por exemplo.

Jucirene Fahel, da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, disse que o protesto de hoje foi apenas o “pontapé inicial” da série de reivindicações que os comerciantes pretendem fazer, sempre de forma pacífica.

“Vamos continuar reivindicando e isso vai provocar um efeito positivo. Vamos nos unir a cada dia, porque unidos somos fortes”, disse. Jucirene, conhecida como Baiana, disse que na quarta-feira os comerciantes farão um cortejo fúnebre, com dezenas de carros percorrendo as ruas da cidade.





“Quem puder levar faixas, pano preto, balões, coroa de flores, será muito bom. Será um cortejo silencioso, apenas com o áudio do carro de som propagando uma nota de pesar”, disse.

Na mensagem da nota de pesar, que será divulgada, os comerciantes vão se solidarizar com as famílias das vítimas da COVID-19 e protestarão contra o que eles denominam como “falta de planejamento dos gestores da Saúde de Governador Valadares”.

Segundo os organizadores, o município não faz controle de acesso em bancos, casas lotéricas e transporte coletivo. Eles também querem saber como foram investidos os recursos do governo federal para o combate à pandemia em Governador Valadares.

Sobre a manifestação desta segunda-feira, a Prefeitura de Governador Valadares não se posicionou porque não recebeu documento com as reivindicações dos comerciantes, nem pedido de audiência com o prefeito André Merlo.




 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 





audima