Quando funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro do Sul, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), chegaram para trabalhar na segunda-feira (05/04) se depararam com um acidente na câmara fria da unidade. O defeito não permitia que a temperatura correta fosse mantida, o que ocasionou a perda de 120 doses da vacina contra a COVID-19.
Estavam armazenados na unidade 12 frascos de vacinas contra a COVID-19, destinados a aplicação das duas doses, além de outras vacinas do calendário nacional de vacinação. Técnicos da Central de Vacinas de Betim recolherão, nesta tarde, todos os frascos dos imunizantes e emitirão um relatório sobre as perdas. Uma câmara fria de reserva, que estava na unidade, será reativada e as vacinas serão substituídas.
Segundo a Central de Vacinas do município, 60 doses para a aplicação da dose 2 do imunizante contra a COVID-19 foram substituídas. Já para a dose 1, os usuários precisarão aguardar o remanejamento da sobra de doses de outras unidades ou a chegada de um novo lote, já que o município não possui vacinas em estoque para a dose 1.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe da UBS Cruzeiro do Sul está fazendo um cadastro dos usuários que comparecerem à unidade para tomar alguma vacina e, a medida que as doses forem sendo repostas, será agendado o dia e horário para eles receberem a imunização.
Na última semana, Betim imunizou a faixa etária de idosos de 68 a 72 anos. Em cinco UBSs, a vacinação ocorreu até o último sábado (03/04). Nesta fase estava prevista vacinação de cerca de 10.900 pessoas.