Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) a fila gerada é pela necessidade do distanciamento e controle de entrada no interior da unidade. Apesar de não ser a primeira vez que ocorre problema, a SES garante que "para maior segurança sanitária dos usuários, há, no interior da Farmácia, demarcação no piso e nas cadeiras que podem ser utilizadas para manutenção do distanciamento necessário".
A reportagem do Estado de Minas flagrou as grandes filas na farmácia em diversas ociasões. Em fevereiro, alguns usuários foram entrevistados e reclamaram da demora no atendimento e falta de medicamentos. No mês seguinte, em março, uma nova fila se formou pela calçada e diversas pessoas foram vistas utilizando a máscara no queixo, sem cobrir corretamente a boca e o nariz.
Resposta da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais
O atendimento ocorre das 7h às 18h e os usuários podem agendar um horário, o que ajuda a reduzir a aglomeração e contribui para uma distribuição mais eficaz dos medicamentos. Entretanto, as pessoas fora do dia e horário agendados também são atendidas.
Segundo a SES, como medida auxiliar, desde fevereiro a Farmácia está distribuindo alguns itens por período ampliado de dois meses: “A dispensação de alguns itens por período ampliado de dois meses de tratamento. Desta forma, foram selecionados medicamentos cuja responsabilidade de aquisição é do Estado e não exigem condições especiais de armazenamento refrigerado”.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que a fila na Farmácia de Minas, na Avenida do Contorno, é gerada pela necessidade do distanciamento e controle de entrada no interior da unidade. Para maior segurança sanitária dos usuários, há, no interior da Farmácia, demarcação no piso e nas cadeiras que podem ser utilizadas para manutenção do distanciamento necessário.
O cumprimento do agendamento é essencial para redução da aglomeração e distribuição mais eficaz. As pessoas fora do dia e horário agendados são atendidas. O horário de funcionamento da Farmácia de Minas unidade Regional Belo Horizonte é das 7h às 18h.
Ações para atendimento na pandemia
A SES-MG ressalta que desde fevereiro, como mais uma medida implementada para melhorar o atendimento ao público, reduzindo o número de pessoas na Unidade Regional de Belo Horizonte, está sendo feita a dispensação de alguns itens por período ampliado de dois meses de tratamento. Desta forma, foram selecionados medicamentos cuja responsabilidade de aquisição é do Estado e não exigem condições especiais de armazenamento refrigerado.