Durante fiscalizações sanitárias de prevenção à COVID-19 da Guarda Civil, Polícia Militar e da equipe da Vigilância Sanitária na central de abastecimento CeasaMinas, em Contagem, na Região Metropolitana, realizada nesta quarta-feira (07/04), uma comerciante autônoma foi conduzida à delegacia por se negar a usar máscara dentro do estabelecimento e 12 pessoas foram notificadas por também não estarem utilizando o meio de proteção.
Leia Mais
Kalil defende que governo federal decrete lockdown nacional Imunizados contra COVID-19: 80,69% dos indígenas de MG receberam as 2 dosesCom 508 vítimas em 24 horas, Minas tem novo recorde de mortes por COVIDcoronavirusmgGrupo se reúne na porta da Ceasa para protestar contra a privatizaçãoVigilância Sanitária notifica CeasaMinas por descumprir normas sanitáriasBH: fiscalização interdita restaurante e gerente de loja bate em agente Menos restrições: veja as cidades mineiras que saíram da onda roxaCOVID-19: gráficos mostram aumento avassalador de mortes em Minas em abrilValadares: manifestantes pedem abertura imediata do Hospital RegionalDurante a averiguação do local, ocorrida na manhã desta quarta (7/4), uma autônoma foi abordada por agentes públicos circulando pela CeasaMinas sem o uso de máscara, uma das medidas para evitar a transmissão do vírus. Ao ser questionada pelos profissionais, a mulher se recusou a responder à solicitação para que a proteção fosse colocada.
Por três vezes foi indagada e por três ignorou o pedido da equipe de segurança e saúde do município. Segundo o Executivo municipal, a comerciante foi encaminhada à delegacia e seu descumprimento pode gerar a abertura de um processo administrativo sanitário.
Por três vezes foi indagada e por três ignorou o pedido da equipe de segurança e saúde do município. Segundo o Executivo municipal, a comerciante foi encaminhada à delegacia e seu descumprimento pode gerar a abertura de um processo administrativo sanitário.
“Uma das guardas pediu os dados dela para qualificar o ato de infração. Primeiramente, se negou a passar, e depois ainda passou informações que não bateram no sistema. Diante disso, a guarda deu a opção de ela fazer o que estava sendo pedido ou passar os dados para qualificar. Como houve recusa, os guardas levaram-na para fazer a identificação correta na delegacia”, disse o diretor da Vigilância Sanitária de Contagem, Wilson Carvalho.
De acordo com o protocolo, a CeasaMinas está autorizada a funcionar, desde que cumpra as regras de prevenção ao contágio e contenção de contaminação da COVID-19. Alguns dos cuidados que funcionários e comerciantes devem adotar no interior da central é a disponibilização de um profissional para higienizar todas as pessoas que frequentarem o local com álcool em gel e medição de temperatura.
Porém, já no balanço do primeiro dia de operação desta semana, 12 infrações foram aplicadas em comerciantes do estabelecimento por falta de uso da máscara e 40 abordagens recomendando o uso correto da proteção facial e demais protocolos sanitários.
Após ser notificada, a pessoa tem suas autuações remetidas diante de julgamento, onde será aplicado a sanção, seja de multa ou restrição de direito ou prestação de serviço à comunidade.
De acordo com a Vigilância Sanitária, desde a adoção da medida, foram registrados avanços na aplicação de cuidados sanitários, mas um número expressivo de expositores, carregadores, clientes e frequentadores insistem em não adotar as medidas.
As fiscalizações dos agentes públicos retornarão à CeasaMinas nesta quinta-feira (8/4) e no sábado (10/4).
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.