A Prefeitura de Belo Horizonte negocia a compra de 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) para imunizar toda sua população adulta contra a COVID-19.
As informações são do prefeito Alexandre Kalil (PSD), que concedeu entrevista à rádio Bandeirantes, nesta quarta-feira (7/4). Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda o envio do cronograma de entrega por parte da fabricante.
"Vou comprar 4 milhões. Tenho dinheiro para comprar à vista, mas não tem vacina", afirmou Kalil ao jornalista José Luiz Datena.
Em outro momento da entrevista, Kalil declarou interesse da PBH em adquirir 4 milhões de doses da Sputnik V, vacina desenvolvida pela Rússia. Mas, que esbarrou no prazo de entrega.
LEIA TAMBÉM: Kalil: 'Ministro deveria visitar UTI antes de decidir liberar igrejas'
A compra junto à AstraZeneca seria em duas etapas. Uma primeira aquisição de 2 milhões de doses. E uma segunda de mais 2 milhões. Essa quantidade seria suficiente para frear a pandemia na cidade.
Até esta quarta-feira, BH vacinou 352.177 pessoas contra a COVID-19. Dessas, 115 mil já receberam a segunda dose.
A prefeitura recebeu do estado 721.970 doses até aqui: 620.820 da CoronaVac (Butantan/Sinovac) e 101.150 da AstraZeneca.
LEIA TAMBÉM: Kalil defende que governo federal decrete lockdown nacional
A maioria dos protegidos até o momento é formada por idosos: 258.357 acima dos 65 já foram imunizados. Além deles, 87.226 profissionais de saúde e 6.594 profissionais e moradores de asilos e residências terapêuticas públicas receberam as injeções.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.