Após surto de COVID-19 na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, há cerca de duas semanas – já são quase 80 detentos com a doença –, equipe do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma inspeção sanitária na unidade prisional na semana passada e, nesta segunda-feira (12/4), solicitou à direção diversos esclarecimentos.
Segundo a Prefeitura de Uberaba, foi solicitada a apresentação de um plano de contingência da penitenciária, das medidas adotadas para o isolamento dos colaboradores, do quadro de saúde de todos os colaboradores e detentos, além da notificação do registro das limpezas realizadas e do treinamento do pessoal que realiza a limpeza.
Leia Mais
Santa Bárbara prorroga medidas restritivas da onda roxa até 18 de abrilCOVID-19: Governador Valadares tem falta de medicamentos para intubaçãoVolta às aulas: Zema pede que professores sejam prioridade na vacinação coronavirusmgA Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que, conforme o levantamento das 10h desta segunda-feira, há 79 presos com diagnóstico positivo para a COVID-19 na Penitenciária de Uberaba I.
“Eles cumprem período de quarentena dentro da unidade, acompanhados pela equipe de saúde, e estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença. As celas em que se encontram estão isoladas e são rotineiramente desinfectadas”, declarou a Sejusp.
Quarentena
Ainda conforme a Sejusp, a equipe da Vigilância Sanitária fez uma visita de inspeção na penitenciária em 5 de abril e, nesta segunda-feira (12/4), foi levada à unidade prisional o relatório sobre a visita.
“O documento pede esclarecimentos sobre as medidas adotadas pela unidade prisional para o controle da COVID-19. A penitenciária já cumpre todas as medidas e orientações questionadas pela Vigilância Sanitária, e irá responder ao órgão de acordo com o prazo estipulado de 72h”, diz trecho da nota.
A Sejusp declara ainda que a Penitenciária de Uberaba, assim como todas as outras unidades prisionais do estado, tem adotado várias ações para prevenir e controlar a disseminação do novo coronavírus.
Entre elas, cita o encaminhamento de todas as pessoas presas em Minas Gerais para uma unidade específica em cada região, para 15 dias de quarentena e observação antes de seguirem para a unidade de destino.
“Após a observação e atestada a sua saúde são encaminhadas para as demais unidades prisionais do estado”.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas