O comitê de especialistas que assessora o prefeito Alexandre Kalil (PSD) na tomada de decisões sobre a COVID-19 em Belo Horizonte se reúne na tarde desta quarta-feira (14/04) para decidir sobre a reabertura ou não do comércio de Belo Horizonte.
Leia Mais
Especialistas da PBH devem propor medidas restritivas por mais tempoMinistério da Saúde prepara busca pelos que 'pularam' 2ª dose da vacinaBH: com comércio restrito, transmissão da COVID-19 não aumenta há 28 diascoronavirusbhOcupação das UTIs em BH tem nova queda, mas continua na zona crítica Mais um hotel tradicional do Centro de Belo Horizonte vai a leilãoConselho de Saúde de BH é contra reabertura do comércioRecursos de acordo com a Vale podem ir para pesquisa de vacina na UFMGSecretário de Saúde pede urgência ao governo federal por 'kit intubação'
Desde que adotou medidas mais rígidas, entre elas o fechamento do comércio não essencial, BH vem apresentando melhora nos indicadores. O boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (13/04), indicava que apenas o índice de ocupação de leitos de UTI COVID-19 estava no vermelho, com 86,1%.
A ocupação de leitos de enfermaria caiu para 68,4%, na faixa amarela, e a transmissão está em 0,88, na faixa verde, o que indica controle. A capital mineira totaliza 158.533 casos e 3.708 mortes.
Os especialistas vão analisar à luz de reinvindicações distintas. Os vereadores do PT solicitaram que a prefeitura adote a medidas mais duras em relação ao fechamento, o lockdown.
Já os lojistas pedem a reabertura do comércio, tendo como referência a redução nos indicativos. Os especialistas ponderam que, embora tenha sido verificada melhora nos indicadores, o cenário de transmissão da doença ainda é crítico.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás