A Prefeitura de Contagem, na Grande BH, anunciou nesta sexta-feira (16/04) que o comércio não-essencial da cidade poderá reabrir a partir deste sábado (17/04). A flexibilização é reflexo do fim da onda roxa, do programa Minas Consciente, do governo estadual, na macrorregião Centro.
Leia Mais
Governo de MG e municípios da RMBH fazem convênio para fiscalizar ônibusCOVID-19 em BH: ocupação de leitos de UTI e de enfermaria registra quedaCaeté volta à onda vermelha e comércio reabre neste sábado (17/4)coronavirusbhVigilância Sanitária notifica CeasaMinas por descumprir normas sanitáriasNova Lima reabre comércio neste sábado (17/4); veja o que poderá funcionar Uberaba libera bares, restaurantes e música ao vivo a partir deste domingoDe acordo com a prefeitura, foram realizadas reuniões nos últimos dois dias antes da decisão de flexibilizar o funcionamento do comércio na cidade. O decreto tem previsão de revisão dentro de 15 dias.
“Estamos apostando em uma estratégia de compartilhamento de responsabilidades. O momento da pandemia ainda é grave, não só em Contagem. Nós seguiremos acompanhando os dados epidemiológicos e, em caso de agravamento, não vamos titubear em fechar novamente”, disse a prefeita Marília Campos (PT).
Veja como funcionará a partir deste sábado
- Igrejas e templos religiosos com restrição de funcionamento de 7h às 20h, com uma taxa de ocupação de 30% e uso de álcool 70%, máscaras e distanciamento;
- Fechamento do comércio aos domingos, incluindo shoppings, bares e restaurantes;
- Os supermercados funcionarão neste domingo (18/4). A partir da próxima semana, seguem as regras de fechamento aos domingos;
- Salões de beleza e barbearias de 7h às 20h, de segunda a sábado;
- Funcionamento de shoppings de 10h às 20h, de segunda a sábado;
- Comércio varejistas de rua permitido de 9h às 18h, de segunda a sábado;
- Bares e restaurantes, de segunda a sábado, até às 20h;
- Proibido o funcionamento de casas de festas e feiras.