A Prefeitura de Nova Lima, resolveu flexibilizar o funcionamento de algumas atividades a partir deste sábado (17/4), depois que município retrocedeu para a onda vermelha, seguindo os protocolos do Minas Consciente. O decreto 11.253/2021, do prefeito João Marcelo Pereira (Cidadania) estabelece as medidas para a adequação à referida onda.
Na onda vermelha os estabelecimentos podem funcionar e mudam as restrições, com distanciamento de 3 metros e capacidade de uma pessoa a cada 10 metros quadrados. Serão permitidos eventos com, no máximo, 30 pessoas, obedecendo o mesmo critério do comércio, cada um em 10m².
No caso de hotéis, cinemas, teatros, museus e outros atrativos culturais e naturais (cachoeiras e rios), o limite de ocupação será de 50% da capacidade. Clínicas, salões, barbearias e congêneres só poderão atender com agendamento (serviços e atendimentos pessoais).
O proprietários desses estabelecimentos, ao agendar, deverão questionar ao cliente se ele apresenta sintomas, se está em isolamento ou quarentena em virtude da COVID-19. Em caso positivo, informe que ele não poderá ser atendido.
Será obrigatória aferição de temperatura de funcionários e clientes, com restrição de entrada em caso da temperatura superior a 37,5º.
Permanecem suspensas as atividades presenciais dos estabelecimentos de ensino curricular (educação infantil, ensino fundamental e médio), que poderão ser objeto de deliberação específica futura.
Regras para academias tornam obrigatório o agendamento de horários, distanciamento de 3m para exercícios aeróbicos, fechamento a cada 2h de funcionamento para limpeza completa. Higienizar objetos e equipamentos entre utilizações de pessoas distintas. Se possível, instalar proteção acrílica entre os equipamentos.
O decreto reiterou a importância que as medidas de prevenção sejam redobradas para que os casos de COVID não voltem a subir e seja necessário regredir na abertura.