Um homem de 42 anos tentou matar a própria esposa, de 37, com a substância dietilenoglicol – substância tóxica encontrada nas cervejas da Backer –, em Mateus Leme, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil, o suspeito ofereceu um copo de cerveja envenenado à vítima em 11 de abril.
Leia Mais
'Minha filha chama pelo pai', diz esposa de vítima de intoxicação por dietilenoglicol'Foi um dos casos mais difíceis que tive', diz médico sobre dietilenoglicolDietilenoglicol relacionado ao caso Backer já matou 750 em 10 paísesAdiado pagamento de impostos de comerciantes de BH afetados pela pandemia
A mulher já passou por três unidades médicas: a UPA de Mateus Leme, o Hospital de Contagem e agora está internada na terapia intensiva de um equipamento em Belo Horizonte.
O estado de saúde é gravíssimo, segundo a polícia.
De acordo com a delegada Ligia Barbieri Mantovani, o investigado comprou o dietilenoglicol no site Mercado Livre. O frasco de 200 ml custou apenas R$ 35. A empresa que realizou a venda, sediada em São Paulo, também faz parte do inquérito.
Há suspeita de que houve irregularidade na venda do produto. A transação aconteceu em 16 de fevereiro, e o frasco foi entregue dois dias depois. Para a delegada, o intervalo de quase um mês entre a compra e o crime comprova ter havido premeditação por parte do homem.
Ele foi preso nesta segunda-feira (19/4) e já foi encaminhado ao sistema prisional.
A investigação também já colheu o depoimento de uma filha da vítima. Ela é enteada do suspeito e contou que ele tinha traços de frieza. Também disse que o homem é bastante calculista e tratava a companheira sem qualquer carinho.
De acordo com a delegada, brigas conjugais, problemas financeiros e traições foram apontados pelo homem como motivações para o cometimento do crime. Ele disse que se arrependeu.
O casal está junto há 19 anos e tem dois filhos – de 17 e 8 anos. Os menores estão com parentes próximos.
O homem pode ser enquadrado no crime de feminicídio tentado. Se a vítima não resistir, a modalidade passa a ser consumada.
A pena varia entre 12 e 30 anos. Mas atenuantes podem elevar o tempo de reclusão em até um terço.
A substância
O dietilenoglicol, cujo nome oficial é 3-Oxa-1,5-pentanediol, é um líquido, viscoso, incolor, inodoro e tóxico muito usado como componente em vários produtos químicos.
Trata-se de uma substância utilizada para agilizar o resfriamento no processo de produção de cerveja. No entanto, o produto não deve ter contato com a bebida, uma vez que passa por um cano isolado do tanque e é extremamente tóxico.
A dose tóxica mínima estimada do dietilenoglicol é de 0,14 miligrama por quilo de peso corporal e a dose letal está entre 1 e 1,63 grama por quilo de peso corporal.
O composto foi encontrado em diversos lotes de diferentes rótulos da cervejaria Backer no ano passado.
A intoxicação atingiu 29 pessoas; 10 delas morreram por causa da síndrome nefroneural causada pela ingestão.