Jornal Estado de Minas

DIA DE TIRADENTES

Unidades da Hemominas não funcionam no feriado desta quarta-feira (21/4)

 
As unidades da Fundação Hemominas em todo o estado não funcionarão nesta quarta-feira (21/04), devido ao feriado nacional do Dia de Tiradentes. O atendimento para doadores de sangue retorna normalmente na quinta-feira (22/04).





Desde o início da pandemia, a Hemominas registrou queda de mais de 30% no estoque de sangue, além do baixo número de doadores.
 


De acordo com o mapa dos tipos sanguíneos disponibilizados no site do Hemominas, os tipos O positivo e A positivo, encontram-se em estado crítico no banco de sangue.

Os tipos O, B e A negativos estão em estado de alerta e os tipos sanguíneos B positivo e AB negativo estão em quantidade "adequada" para o estoque. O único tipo sanguíneo que se encontra em estado estável é o AB positivo.





Como doar

Para realizar a doação de sangue, é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar descansado e alimentado durante o procedimento e apresentar documento original com foto.

Os doadores de sangue que foram infectados com a COVID-19 só podem doar 30 dias após a recuperação. Pessoas que tiveram contato com infectados devem esperar 14 dias.

Já as pessoas que receberam a vacina da Coronavac, devem aguardar 48 horas para poder fazer a doação de sangue. No caso de pessoas imunizadas com doses da AztraZeneca, o prazo de espera é de sete dias. 

Confira no site as condições e restrições para doação de sangue. 





Protocolos

A instituição garante seguir todos os protocolos de segurança recomendados para o atendimento ao doador:
 
  • Uso de máscara facial cobrindo nariz e boca;
  • Higienização das mãos com álcool em gel e todas as etapas do atendimento;
  • Distanciamento seguro nas salas de espera e coleta;
  • Equipe treinada e em uso de equipamento de proteção individual;
  • Atendimento exclusivo pelo agendamento, evitando aglomerações.
 
O agendamento das doações é essencial para a organização do atendimento e pode ser feito no site da Hemominas ou pelo aplicativo MG APP Cidadão.

audima