Caratinga, na Região do Vale do Rio Doce, já soma mais de 7 mil infectados pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, o município registrou cinco novas mortes causadas pela doença. Três homens, de 41, 50 e 87 anos, e duas mulheres, de 66 e 68, não resistiram aos sintomas da doença.
De acordo com o último boletim epidemiológico, desde o início da pandemia, o município registrou 7.060 casos de COVID-19 e 216 mortes. Atualmente, 449 casos ativos estão em acompanhamento.
O Hospital Irmã Denise (Casu), o único da região com leitos disponíveis para tratamento da doença, conta com 120 vagas em UTI. Dados do último informe mostram que 94 pessoas estão internadas na UTI e 12 na enfermaria.
O secretário municipal de Saúde, Erick Gonçalves, anunciou o início da vacinação de idosos de 63 e 64 anos, nesta terça-feira (20/4). Em vídeo divulgado pela prefeitura, o secretário reforça a continuação das medidas de prevenção a COVID-19, mesmo com a vacinação. “O uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento devem ser mantidos.”
Na quinta (22/4) e na sexta-feira (23/4), as equipes de saúde farão a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca nos idosos acima de 90 anos. Aqueles que fazem parte do público-alvo e não têm condições de ir até uma Unidade de Saúde serão vacinados pela equipe volante.
Até o momento, o município já vacinou 12.166 pessoas, cerca de 13% da população.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas