O mês de abril já é o mais letal da pandemia de COVID-19 em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Conforme os dados divulgados pela prefeitura, são 92 mortes confirmadas em 20 dias. Entre sábado (17/4) e terça-feira (20/4), foram confirmadas 18 mortes em decorrência do coronavírus na cidade.
Nos 31 dias de março, até então pior mês, foram 75 mortes registradas na cidade, quando houve um crescimento de 75% das mortes que tinham sido registradas desde o início da pandemia. Agora, com mais um aumento de 52% no total de vítimas, o município chega a 267 moradores que perderam a batalha para a doença.
Novos casos e recuperados
Nos quatro dias que constam nos dois últimos boletins foram confirmados mais 293 novos casos de moradores diagnosticados com o coronavírus. Desde o início da pandemia, Pouso Alegre teve 13.878 moradores infectados pela COVID-19. O total de pessoas que se recuperaram da infecção está em 12.844. Atualmente, Pouso Alegre tem 767 pacientes em acompanhamento com a doença. Pessoas que estão cumprindo quarentena em isolamento domiciliar e/ou internadas em hospitais.
Sobe ocupação hospitalar
Conforme os dados do mais recente boletim, são 165 pessoas internadas em leitos clínicos e de UTI nos hospitais de Pouso Alegre. A ocupação permanece acima de 100% de todos os leitos disponibilizados para o tratamento da COVID-19.
São 63 pessoas internadas em UTI, ocupação está em 110%. São 53 moradores de Pouso Alegre e 10 de cidades vizinhas. As internações em leitos clínicos estão em 102 pacientes, ocupação de 110%. São 84 pacientes de Pouso Alegre e 18 pessoas de cidades vizinhas.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás